Karl Jochen Rindt (Mainz, 18 de abril de 1942 - Milão, 5 de setembro de 1970) foi automobilista alemão radicado na Áustria. É, até os dias de hoje, o único campeão póstumo da história da Fórmula 1 (1970).
Biografia
Jochen Rindt nasceu em Mainz, Alemanha, mas depois de seus pais terem morrido num bombardeamento aliado durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi viver com seus avós em Graz, Áustria,
onde ele cresceu e começou a pilotar. Embora nunca tenha se
naturalizado austríaco, pois permaneceu até o fim da vida com a
cidadania alemã, optou por representar a Áustria.
Apesar do grande sucesso na Fórmula 2 (vencendo em 1964, por exemplo, o London Trophy), Rindt teve um início inglório na Fórmula Um. Rindt estreou pela Rob Walker Racing Team em 1964, no Grande Prêmio da Áustria. Foi a sua única corrida daquele ano. De 1965 a 1967, Rindt correu pela Cooper Car Company, conquistando 32 pontos em 29 corridas. Em 1968, Rindt pilotou pela Brabham, mas a sua temporada não teve resultados expressivos, devido a problemas técnicos.
Finalmente, em 1969, Rindt foi para a Lotus e lá obteve sucesso. Conquistou sua primeira vitória no Grande Prémio dos Estados Unidos, em Watkins Glen. Rindt terminou o ano com 22 pontos, alcançando o quarto lugar do campeonato. A temporada de 1970 começou com vitória no Mónaco. Desde então, pilotando o ótimo Lotus 72, Rindt venceu mais quatro Grandes Prémios naquele ano: (Holanda, França, Inglaterra e Alemanha). Durante os treinos para o Grande Prémio da Itália, em Monza,
Rindt sofreu forte acidente na curva parabólica, devido provavelmente a
um problema nos travões. Ele foi imediatamente levado para o
hospital, mas faleceu no caminho. Rindt, que já havia vencido cinco
corridas na temporada, não foi alcançado pelos seus adversários e foi
declarado campeão do mundo postumamente. Essa conquista póstuma teve a
contribuição de seu companheiro de equipe, Emerson Fittipaldi, que ganhou a prova seguinte, em Watkins Glen, impedindo que o belga Jacky Ickx, que corria pela Ferrari, alcançasse uma soma maior de pontos que a já obtida pelo corredor austríaco. Nesta prova, Jacky Ickx foi o quarto.
O carro que Jochen Rindt utilizou nesta corrida pertencia ao seu
companheiro de equipa Emerson Fittipaldi, que no treino livre estava
preparando o motor do carro que seria utilizado por Jochen Rindt. Nesse
treino o carro estava sem as asas, e numa curva não conseguiu travar, pois passou do ponto de travagem, saindo da pista e danificando por
completo o carro. Ao voltar aos boxes e informando o que tinha
acontecido Colin Chapman, este resolve dar o carro que pertencia a Fittipaldi, para que Rindt corresse no dia seguinte.
Rindt pilotando no Grande Prémio da Alemanha de 1965
in Wikipédia
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