terça-feira, julho 28, 2020

O paleontólogo Edward Drinker Cope nasceu há 180 anos


Edward Drinker Cope (Filadélfia, 28 de julho de 1840 - Filadélfia, 12 de abril de 1897) foi um paleontólogo e anatomista comparativo norte-americano, além de um herpetólogo e ictiólogo. Foi um dos fundadores da escola neolamarquista.
Nascido numa família rica quacre, Cope distinguiu-se como uma criança prodígio, interessada em ciência; publicou o seu primeiro artigo científico aos 19 anos de idade. Embora o seu pai tenha tentado criar Cope como agricultor, ele finalmente concordou com as aspirações científicas do seu filho. Cope casou-se com uma prima e tiveram um filho; a família mudou-se de Filadélfia para Haddonfield, Nova Jersey, embora Cope mantivesse uma casa e um museu na Filadélfia nos seus últimos anos.
Cope é conhecido no ramo da paleontologia por encontrar um plesiossauro, o qual batizou de Elasmosaurus. O primeiro exemplar do cladoMesosauria descoberto no Brasil, em folhelhos da Formação Irati, Bacia do Paraná, foi descrito por Cope em 1885, que o denominou de Stereosternum tumidum.
  
Guerra dos ossos
Desde o início da sua carreira, em 1859, até ao ano de sua morte, Cope produziu grande quantidade de trabalhos paleontológicos, publicando mais de 1.300 artigos científicos versando especialmente sobre vertebrados do Mesozoico norte-americano, nos quais descreveu centenas de espécies e vários géneros. Tamanha produção teve grande impacto no desenvolvimento da paleontologia dos EUA, principalmente quando somada à profusão de trabalhos de outros paleontólogos daquele país realizados durante a segunda metade do século XIX. Um desses paleontólogos foi o seu compatriota Othniel Charles Marsh (1831-1899), com o qual acabou travando uma disputa pela autoria da descoberta e da identificação taxonómica de grande quantidade de animais fósseis. Durante tal contenda, que mais tarde ficou conhecida pelo grande público como bone wars (guerra dos ossos), ambos chegaram aos limites do absurdo, com acusações mútuas quanto a imprecisões em descrições, classificações e montagens de vários espécimens; denúncias de plágio e desvio de verbas públicas; acusações recíprocas de espionagem e de suborno dos empregados envolvidos com as escavações e o envio dos fósseis; e até mesmo da destruição dos fósseis remanescentes nos sítios em que as escavações eram dadas como finalizadas ou suspensas.
   
     

Sem comentários: