terça-feira, julho 28, 2020

Jim Davis, o criador do gato Garfield, faz 75 anos!

   
Jim Davis, pseudónimo de James Robert Davis (28 de julho de 1945), é um cartunista dos Estados Unidos, criador de Garfield, entre outros.
Jim Davis nasceu a 28 de julho de 1945 em Marion, Indiana, e foi criado numa pequena quinta de gado bovino da raça Black Angus pelos seus pais, James e Betty Davis, na companhia de seu irmão mais novo, Dave (Doc). Como em quase todas as quinta, na área junto ao curral, havia muitos gatos; chegou a ter uns 25 de uma vez só, segundo estimativas de Jim.
Jim acha que talvez tivesse se dedicado à vida da quinta, não fossem os sérios ataques de asma que sofria quando criança. Forçado a ficar dentro de casa, longe das tarefas rotineiras de uma quinta, passava as horas a desenhar. Os seus desenhos eram tão maus que tinha que legendá-los. Com a prática, foi melhorando e logo descobriu que os quadradinhos, quando acompanhados de palavras, eram mais engraçados. Nos últimos anos do primeiro grau, a asma foi controlada, fazendo com que Jim pudesse entrar na equipa de futebol do colégio. Mais tarde, frequentou a Universidade de Ball State em Muncie, Indiana, onde se formou em Artes e Administração.
Depois de concluído o curso, Jim permaneceu dois anos a trabalhar para uma agência local de publicidade, antes de se tornar o assistente do criador de TUMBLEWEEDS, Tom Ryan. Jim aprendeu a técnica e a disciplina necessárias para tornar-se um cartunista e começou a desenhar a sua própria tira cómica, GNORM GNAT. Quando tentou vender a tira para uma empresa de sindicalização nacional de tiras cómicas, comentaram: "Tem bastante graça, mas... insetos? Quem se pode  identificar com um inseto?" Após 5 anos desenhando Gnorm, Jim desenhou um pé gigante que caiu do céu e esmagou Gnorm em sua última aparição.
Jim examinou as páginas de tiras cómicas dos jornais mais detalhadamente e percebeu que havia muitas tiras de sucesso com cães, mas não havia gatos! Jim combinou o seu humor único com as suas memórias dos gatos da quinta, mais a sua habilidade artística em atividade desde criança e criou Garfield – um gato gordo, preguiçoso, adorador de lasanha e cínico. Jim diz que Garfield é uma mistura de todos os gatos que se lembrou desde a infância, todos enrolados em uma bola de pêlos cor de laranja. Garfield herdou este nome do avô mal-humorado de Jim – James Garfield Davis.
A tira foi lançada em 19 de junho de 1978 em 41 jornais. Hoje Garfield é lido em 2.570 jornais por 263.000.000 de leitores em todo o mundo.
Jim Davis obteve grande sucesso desde o lançamento de Garfield, incluindo quatro prémios Emmy (o maior prémio da TV Americana) – como Melhor Programa de Animação - e a inclusão do seu nome no "Licensing Hall of Fame" em 1998. Mas os prémios que ele mais aprecia são os recebidos dos seus colegas da Sociedade Nacional de Cartunistas: Melhor Tira Cómica Humorística (1981 e 1985), o Prémio Elzie Segar (1990) e o prestigiado Prémio Reuben (1990) pela Excelência como Cartunista.
   
   

Sem comentários: