quarta-feira, novembro 14, 2018

O príncipe Carlos, herdeiro do trono do Reino Unido, faz hoje setenta anos

Carlos, Príncipe de Gales (Londres, 14 de novembro de 1948) é o filho mais velho e herdeiro aparente da rainha Isabel II do Reino Unido. Conhecido na Escócia como o Duque de Rothesay e no Sudoeste da Inglaterra como Duque da Cornualha, ele é o mais antigo herdeiro da história britânica, estando nessa posição desde 1952. Ele também é o herdeiro mais velho do trono desde 1714.
Carlos nasceu no Palácio de Buckingham como o primeiro neto do Rei Jorge VI do Reino Unido e da Rainha consorte, Elizabeth Bowes-Lyon. Ele estudou nas escolas de Cheam e Gordonstoun, em que o seu pai Filipe, Duque de Edimburgo, estudou enquanto criança, além da Geelong Grammar School em Vitória, Austrália. Depois de conseguir um bacharelado de artes no Trinity College, ele serviu na Marinha Real de 1971 até 1976.
Em 1981 casou com Diana Spencer e teve dois filhos, os príncipes Guilherme, Duque de Cambridge e Henrique de Gales. O casal divorciou-se em 1996, logo após casos extra-conjugais muito noticiados. No ano seguinte, Diana morreu num acidente de carro. Carlos casou novamente em 2005 com Camila Parkes Bowles numa cerimónia civil.
Brasão de armas do Príncipe Carlos
Nasceu em 14 de novembro de 1948 no Palácio de Buckingham, filho de SAR a Princesa Isabel, Duquesa de Edimburgo, filha mais velha do Rei Jorge VI do Reino Unido e da Rainha Elizabeth. Em seu nascimento foi intitulado Sua Alteza Real o Príncipe Carlos de Edimburgo. Em 1952 a sua mãe assumiu o trono, tornando-se Rainha Isabel II do Reino Unido. Então, ele tornou-se imediatamente Duque da Cornualha e também Duque de Rothesay e Conde de Carrick, adquirindo os títulos escoceses adicionais de Barão de Renfrew, Lorde das Ilhas e Príncipe e Grande Steward da Escócia.
O sobrenome oficial do príncipe é Windsor, de acordo com documentos legais, mas ele tem regularmente utilizado o sobrenome Mountbatten-Windsor em documentos oficiais que requereram a utilização de um sobrenome, i.e., certidão de casamento e de divórcio. Se ascender ao trono, o Príncipe de Gales poderia mudar o nome da casa real para "Mountbatten", em honra de seu pai e do seu tio-avô Louis Mountbatten, 1.º Conde Mountbatten da Birmânia.
O príncipe de Gales é normalmente referido como Sua Alteza Real o príncipe de Gales, exceto na Escócia, onde é intitulado Sua Alteza Real o príncipe Carlos, duque de Rothesay. O seu título completo, que raramente é usado; é este: Sua Alteza Real o Príncipe Carlos Filipe Artur Jorge (Charles Philip Arthur George), Príncipe de Gales e Conde de Chester, Duque da Cornualha, Duque de Rothesay, Conde de Carrick, Barão de Renfrew, Lorde das Ilhas, Príncipe e Grande Defensor da Escócia, Cavaleiro Associado à Nobilíssima Ordem da Jarreteira, Cavaleiro da Mais Antiga e Nobilíssima Ordem do Cardo-Selvagem, Grande Mestre e Primeiro e Principal Cavaleiro da Grande Cruz da Honorabilíssima Ordem do Banho, Membro da Ordem do Mérito, Cavaleiro da Ordem da Austrália, Membro da Ordem de Serviço da Rainha, Lorde do Conselho de Sua Honorabilíssima Majestade, Aide-de-Camp de Sua Majestade.

Sem comentários: