Auto retrato na década de 50 para a revista Look
Stanley Kubrick (Nova Iorque, 26 de julho de 1928 - Hertfordshire, 7 de março de 1999) foi um cineasta, argumentista, produtor de cinema e fotógrafo americano. Considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos, foi autor de grandes clássicos do cinema, como Spartacus (1960), Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (Dr. Estranho Amor ou apenas Dr. Strangelove), (1963), 2001 - Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971), Shining (1980), entre outros.
Em sua infância, o garoto do Bronx
não era o que se podia chamar de "aluno exemplar". Raramente fazia os
trbalhos de casa e as suas notas não eram das melhores. Mas apesar
disso, tinha reconhecimento do pai da sua mente criativa. Foi este quem
o encorajou a aprender Xadrez
(tornou-se um especialista neste desporto) e deu-lhe a sua primeira
máquina fotográfica. Ainda na adolescência, visando a carreira como
fotógrafo, conseguiu emprego na conceituada revista Look, mas logo Kubrick descobriu que o seu futuro estava ligado a outro tipo de câmara.
Estreou como cineasta de curta-metragens aos 22 anos. Aos 25, obteve uma
grande ajuda financeira do pai, que penhorou a casa para a produção de
Fear and Desire,
de 1953, a sua primeiro longa-metragem. Considerou o trabalho amador
e, mesmo com algumas boas críticas, logo tratou de retirá-lo de
circulação. Até hoje o filme permanece fora de catálogo, tendo sido
exibido poucas vezes em festivais ou distribuído ilegalmente. Logo após
Kubrick realizaria outro longa, Killer's Kiss (no Brasil A Morte Passou Por Perto), de 1955, outro filme pouco divulgado e de difícil acesso. Mas é a partir de The Killing (no Brasil O Grande Golpe e em Portugal Um Roubo no Hipódromo),
de 1956, que a sua carreira começa a melhorar. A trama sobre um plano
de assalto ganhou a atenção de alguns produtores. Apesar disso, teve
dificuldades com a adaptação da novela Paths of Glory. O filme homónimo foi estrelado pelo astro Kirk Douglas,
que ajudou a levantar o projeto após ele ter sido rejeitado pelos
estúdios. Kubrick fez um dos filmes antiguerra mais poderosos que o
mundo do cinema já viu, focado não em heróis, mas sim em covardes.
Apesar das excelentes críticas, Paths of Glory (no Brasil Glória Feita de Sangue e em Portugal Horizontes de Glória), de 1957, foi proibido em alguns países, incluindo a França.
Kirk Douglas gostou de trabalhar com Kubrick. Foi ele quem o chamou para dirigir o épico Spartacus (1960) após a tensa demissão do veterano diretor Anthony Mann.
Mann já havia filmado boa parte da produção quando Kubrick, com apenas
29 anos, assumiu o seu lugar. A boa relação com Douglas viria por água
abaixo quando as suas diferenças criativas se confrontaram. Kubrick
perdeu a batalha e viu-se obrigado a filmar sem poder colocar algumas
de suas ideias em prática. Mesmo com o sucesso do filme, ele decidiu
que dali por diante só iria aceitar projetos que pudesse ter total
liberdade criativa. E foi com esse pensamento que se mudou para a
Inglaterra, em 1962. No mesmo ano começa as filmagens de Lolita (1962), clássico da literatura escrita por Vladimir Nabokov.
A curiosidade sobre a adaptação da obra de Nabokov dá grande
visibilidade ao filme, que mesmo imerso em polémicas (a relação entre um
homem de meia-idade e uma adolescente era a principal delas) torna-se
outro grande sucesso de crítica. Dois anos depois, o diretor lança
outro clássico absoluto: Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964) (Doutor Fantástico no Brasil e Doutor Estranhoamor em Portugal). Tendo como o tema a ameaça nuclear, o filme é uma comédia de humor negro com atuações e roteiro primorosos. Para atuar, Kubrick chamou o comediante inglês Peter Sellers, que se desdobra em três papéis, incluindo o de presidente dos Estados Unidos e George C. Scott (que alguns anos mais tarde se destacaria de vez em Patton, Rebelde ou Herói?). Entre os vários momentos clássicos está o final, com direito a um major cowboy montado sobre uma bomba atómica no ar. Esse trabalho rendeu a Kubrick a sua primeira nomeação para o Óscar de melhor diretor.
Cinco anos de produção foram necessários para o desenvolvimento de 2001: A Space Odyssey (2001: Odisseia no Espaço), de 1968, para muitos o melhor filme de ficção científica já filmado. Foi produzido ao mesmo tempo em que o livro homónimo de Arthur C. Clarke
estava a ser escrito. Clarke, inclusive, deu assistência na criação do
roteiro. 2001 teve uma recepção fria da crítica, mas obteve sucesso
junto do público. Até hoje possui como força maior as músicas de Richard Strauss, Assim falou Zaratustra e Johann Strauss, Danúbio Azul. Os efeitos especiais, inovadores para a época, garantiram ao filme um Óscar da categoria.
Novamente indicado para melhor diretor, Kubrick vê o seu prémio escapar. Logo após, chateado com o cancelamento do filme sobre Napoleão Bonaparte, ele segue para mais uma adaptação. Dessa vez o livro é A Clockwork Orange (Laranja Mecânica), de 1971, de Anthony Burgess,
focado na violência humana e, principalmente, na da juventude. Causou
grande polémica na época de seu lançamento e foi acusado de incitar à
barbárie. Na história, quatro jovens de classe trabalhadoras passam as
noites cometendo as maiores atrocidades: lutar, roubar, violar… são
apenas algumas delas. A vida de um deles, Alex, (Malcolm McDowell)
toma um rumo diferente quando o mesmo vai para a cadeia. Disparado o
trabalho mais controverso do diretor, que lhe rendeu outra indicação
para o prémio da Academia e outra derrota.
Nos anos seguintes três filmes totalmente diferentes: um longuíssimo
filme de época, um terror de gelar a espinha e a sua visão da Guerra do Vietname. O primeiro é Barry Lyndon (1975). Linda obra saída de uma novela de William Makepeace Thackeray. Apesar de ser pouco conhecido, o filme é considerado por muito dos fãs de Kubrick, entre eles Martin Scorsese,
como o seu melhor trabalho, pois nele é perfeitamente visível o seu
perfeccionismo, característica marcante em sua carreira. Barry Lyndon,
interpretado magistralmente por Ryan O'Neal, é uma espécie de "talentosa fraude" que inevitavelmente é expulso de onde quer que se meta. A fotografia do filme, dirigida por John Alcott - trabalhando sob a orientação técnica de Kubrick - e vencedora do Óscar, é outro momento inesquecível. Kubrick usou lentes criadas pela NASA
para poder filmar alguns interiores, com o requinte do detalhe de
certas cenas serem iluminados apenas com velas. Mesmo com todo o
cuidado da produção, Barry Lyndon fracassou nos Estados Unidos, mas fez
relativo sucesso na Europa.
Levou quatro estatuetas douradas, mas de novo o admirável trabalho de
Stanley como diretor não foi reconhecido pela maioria votante. Um novo
sucesso mundial ele voltaria a ter com o clássico The Shining (1980), adaptação da obra de Stephen King.
A história de uma família que passa o inverno num hotel nas montanhas
até hoje faz sucesso onde quer que seja exibida. Quase no final dos
anos 80, Kubrick resurgiria dando ênfase a guerra, dessa vez a do
Vietname. Saída do livro de Gustav Hasford, Full Metal Jacket (Nascido Para Matar), de 1987, quase que uma versão "kubrickiana" de Apocalypse Now.
O filme é praticamente dividido em duas partes: a preparação para a
guerra e o ambiente de combate. Kubrick disse que ficou frustrado com o
fato de que antes da estréia do filme dois outros longas sobre o tema
já tinham sido lançados com sucesso: The Killing Fields (no Brasil Os Gritos do Silêncio e em Portugal Terra sangrenta), de 1984, e Platoon, de 1986. Ainda como destaque da produção está o imenso set erguido em Londres para a batalha final.
Do seu último longa-metragem até Eyes Wide Shut (De Olhos Bem Fechados),
de 1999, passou-se um longo período sem nada assinado por Stanley.
Lançado em 1999, o filme protagonizado pelo (até então) casal número um
dos Estados Unidos, causou uma grande comoção entre os amantes da
sétima arte. Tom Cruise e Nicole Kidman interpretam um casal em crise e foi adaptada de romance escrito por Arthur Schnitzler, chamado Traumnovelle.
Dois anos foi o período de filmagem, tempo que o perfeccionismo de
Kubrick achou necessário para a conclusão do filme, mas não o necessário
para agradar à crítica e público. Kubrick faleceu enquanto dormia,
devido a um ataque cardíaco, no dia 7 de março
de 1999, não testemunhando a fria recepção que seu último trabalho
obteve. O último projeto cinematográfico em que esteve envolvido, mas
que por questões de saúde não dirigiu, foi AI:Inteligência Artificial, de Steven Spielberg. Encontra-se sepultado em Childwickbury Manor, Hertfordshire na Inglaterra.
in Wikipédia
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