quarta-feira, abril 18, 2018

O atentado contra a Embaixada dos USA em Beirute foi há 35 anos

O ataque à embaixada dos Estados Unidos no Líbano foi um atentado terrorista contra Embaixada dos Estados Unidos da América na capital libanesa, Beirute, que ocorreu a 18 de abril de 1983. Matou mais de 60 pessoas, a maioria dos quais eram membros do pessoal da embaixada, bem como fuzileiros e marinheiros. Foi o mais mortífero ataque a uma missão diplomática dos USA até à data, e é visto por alguns analistas como o início de uma série de ataques contra os Estados Unidos por grupos fundamentalistas islâmicos.
A organização fundamentalista islâmica Hezbollah, às vezes descrita como um grupo que vive na sombra, assumiu a responsabilidade pela explosão, com uma mensagem "prometendo não permitir que somente um norte-americano se mantivesse em solo libanês ... o que significa cada centímetro de território libanês ...”.
O ataque foi uma das mais desagradáveis consequências da intervenção da Força Multinacional do Líbano, que era formada por algumas potências ocidentais, incluindo os Estados Unidos da América e França, e que tentou restabelecer a ordem e a autoridade do governo central, depois da eclosão da Guerra Civil Libanesa em 1975. Este ataque ocorreu em apenas quatro anos após a Revolução Iraniana (que ocorreu em 1979) e que foi em particular anti-americana (e anti-ocidental em geral) e também na sequência do massacre de palestinianos nos campos de refugiados de Sabra e Chatila, realizado pelas milícias cristãs maronitas libanesas.
  

Sem comentários: