Céline Marie Claudette Dion (Charlemagne, 30 de março de 1968) é uma cantora, compositora e empresária canadiana. Nascida numa família numerosa de Charlemagne, Quebec, Dion surgiu como uma estrela adolescente no mundo francófono na década de 80, depois do seu empresário e futuro marido, René Angélil, hipotecar a sua casa para financiar o seu primeiro disco. Em 1990, ela lançou o álbum em inglês Unison, estabelecendo-se como uma grande artista pop na América do Norte e outras áreas de língua inglesa no mundo.
Dion ganhou reconhecimento internacional pela primeira vez em 1980, ao ganhar o Mundial de 1982 do Yamaha Popular Song Festival, e no Festival da Eurovisão de 88 (representando a França). Após uma série de álbuns franceses no início dos anos 80, ela assinou com a CBS Records em 86. Durante a década de 1990, alcançou enorme fama mundial depois de assinar com a Epic Records e lançar vários álbuns em língua inglesa, e dando sequência aos álbuns franceses, tornou-se uma das artistas mais bem sucedida da história da música pop. No entanto, em 1999, no auge de seu sucesso, Dion anunciou um hiato de entretenimento, a fim de começar uma família e passar o tempo com o seu marido, que tinha sido diagnosticado um cancro. Ela voltou ao topo da música pop em 2002 e assinou um contrato de três anos (mais tarde alargado a quase cinco anos, devido ao seu enorme sucesso) para se apresentar todas as noites no seu próprio Coliseu no Colosseum do Caesars Palace, em Las Vegas. Celine Dion é a artista mais premiada de todos os tempos, segundo o Guinness World Records, e a sua lista de prémios incluem um total de mais de 1.100 prémios conquistados na sua carreira.
A música de Celine foi influenciada por géneros que vão do pop, rock, R&B ao gospel e música clássica. Possui álbuns com vendas jamais vistas até então por uma cantora canadiana. Ela é conhecida pela sua voz extremamente poderosa e tecnicamente perfeita. Céline é a artista canadiana mais bem sucedida de todos os tempos e a maior artista feminina de vendas no mundo durante a era Nielsen SoundScan, e é a única artista feminina a ter dois singles que já venderam mais de três milhões de cópias no Reino Unido. Além disso, ela é autora de D'eux, o álbum em francês mais vendido de todos os tempos. Em 2004, após ultrapassar 185 milhões em vendas de álbuns em todo o mundo, ela foi presenteada com o Diamond Award no World Music Awards sendo considerada na cerimónia a maior artista feminina de todos os tempos. De acordo com a Sony Music Entertainment, Céline Dion já vendeu mais de 220 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo a artista feminina que mais vendeu discos em toda a história da música e também uma das artistas que mais vendeu discos em todos os tempos.
Céline Dion, a mais jovem de catorze filhos de Adhemar Dion e Therèse Thanguay (que deu a Céline este nome em homenagem a uma canção que escutava enquanto estava grávida), cresceu numa casa pobre, mas segundo ela, feliz, na pequena localidade de Charlemagne. Começou a apreciar música cantando com suas irmãs mais velhas quando tinha apenas cinco anos de idade em pequeno bar pertencente a seus pais. Numa entrevista de 1992 concedida à revista People, ela disse: "Eu sentia falta da minha família e do meu lar, mas não me arrependo de ter perdido a minha adolescência. Eu tinha apenas um sonho: ser uma cantora reconhecida."
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário