Exxon Valdez (atualmente chamado Dong Fang Ocean e anteriormente conhecido também como Exxon Mediterranean, SeaRiver Mediterranean, S/R Mediterranean e Mediterranean) foi um navio petroleiro que ganhou notoriedade em 24 de março de 1989, quando 50.000 m³ a 150.000 m³ (aproximadamente 257.000 barris) do petróleo que transportava foram lançadas ao mar, na costa do Alasca, depois de o navio encalhar na Enseada do Príncipe Guilherme (Prince William Sound). Como consequência, houve um grande desastre ambiental e centenas de
milhares de animais morreram nos meses seguintes. De acordo com as
estimativas, morreram 250.000 pássaros marinhos, 2.800 lontras marinhas, 250 águias e 22 orcas, além da perda de milhares de milhões de ovos de salmão. Foi o segundo maior derramamento de petróleo da história dos Estados Unidos. Na época, o navio pertencia à ExxonMobil.
Em 2002, a União Europeia proibiu a utilização de navios petroleiros
de casco simples e o “Valdez”, renomeado “Mediterranean”, foi enviado
para as águas da Ásia.
Em 2007, o Valdez foi convertido num transportador de minérios e renomeado como “Dong Fang Ocean”.
Em 2011, com o nome de “Oriental Nicety,” o navio foi vendido a uma
companhia de demolições indiana, as Priya Blue Industries, a mesma
empresa que em 2006 tinha atraído má fama após terem afundado um navio
que continha amianto.
Em 2012 o “Oriental Nicety” foi desmantelado na Índia.
in Wikipédia
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