sábado, julho 27, 2013

O Dia do Armistício da Coreia em notícia no Público

Coreia do Norte comemora 60.º aniversário de armistício com grande parada militar

No Sul, Presidente Park Geun-Hye agradeceu aos veteranos de guerra pelo sacrifício do passado. O armistício nunca foi substituído por um tratado de paz definitivo.

O líder norte-coreano Kim Jong-Un ao lado do vice-Presidente da China

O momento alto das cerimónias em Pyongyang foi a parada militar
 
A Presidente da Coreia do Sul discursou no Memorial de Guerra em Seul

A Coreia do Norte comemorou este sábado o 60.º aniversário do armistício que pôs fim à Guerra da Coreia (1950-53) com uma grande parada militar e enalteceu o “génio revolucionário” de três gerações de líderes que lhes proporcionaram a “vitória”, escreve a Reuters.
Ao Presidente Kim Jong-Un, que acenou para a multidão, juntou-se o vice-Presidente chinês Li Yuanchao numa varanda frente à multidão que encheu a principal praça de Pyongyang com o nome do fundador da nação Kim Il-Sung, pai de Kim Jong-Il e avô do actual líder.
Na praça, desfilaram milhares de soldados e veículos militares e foi mostrada uma plataforma de lançamento de um míssil. Imagens do desfile de duas horas foram difundidas pela televisão oficial norte-coreana KCTV.
Enquanto isso, um comentário publicado pela agência de notícias Nova China lembrava a necessidade de uma verdadeira paz entre os dois países e lamentava que a comemoração esteja envolta num clima “mais inquietante do que reconfortante”.
“É verdadeiramente de lamentar que as duas Coreias ainda estejam a comemorar o fim do conflito e não o começo da paz”, lamentou a agência atribuindo a responsabilidade da “instabilidade na península [coreana]” a “antagonismos” entre Washington e Pyongyang.
O armistício que se comemora este sábado nunca foi substituído por um tratado de paz definitivo e as duas Coreias permanecem tecnicamente em confronto. A Guerra da Coreia opôs o Norte, apoiado pela República Popular da China e a antiga União Soviética, ao Sul e seus aliados, entre os quais Estados Unidos e Reino Unido. E resultou na manutenção da divisão da península.
Na Coreia do Sul, o acto comemorativo principal do aniversário realizou-se no Memorial de Guerra de Seul, onde se juntaram quatro mil pessoas. Entres elas, estiveram altos funcionários, embaixadores e veteranos de guerra a quem a Presidente daquele estado agradeceu o sacrifício no passado. Park Geun-Hye manifestou o desejo de pôr fim aos confrontos entre o Norte e o Sul para “abrir uma nova era de esperança e paz”.
 

Sem comentários: