No dia 30 de abril de 2013, pelas 06.25 (hora local) ocorreu no Grupo Oriental dos Açores um sismo de magnitude 5.9ML, com localização epicentral a cerca de 40 km a sudeste da Povoação (S. Miguel). Este sismo foi sentido nas ilhas de S. Miguel, Santa Maria e Terceira. A ilha onde o impacto foi maior foi a de S. Miguel, tendo sido determinada uma intensidade máxima de V (Escala de Mercalli Modificada, 1956 - MM56) em algumas das localidades da zona oriental. Nas duas outras ilhas referidas a intensidade máxima observada não ultrapassou o grau III e IV (MM56), respetivamente. No total há conhecimento do sismo ter sido sentido em pelo menos 41 freguesias das três ilhas mencionadas.
Na ilha de S. Miguel foi ainda possível medir nas estações sísmicas valores de aceleração de pico de cerca de 27cm/s² em Caldeiras da Ribeira Grande e de 23 cm/s² em Chã de Macela, compatíveis com níveis de intensidade sísmica de grau IV (MM56).
Na sequência deste sismos ocorreram diversas réplicas de menor magnitude, tendo sido registadas 71 até às 15.00 horas locais. A réplica mais significativa atingiu a magnitude de 4,5ML e foi sentida com intensidade máxima IV (MM56) na Povoação.
O sismo das 06.25 UTC é de origem tectónica, e de acordo com uma análise preliminar, resulta de uma falha normal na zona de interação entre as placas Euro-Asiática e Núbia, com orientação NW-SE (ver figura).
O Instituto Português do Mar e Atmosfera, através do seu Centro Operacional nos Açores, continua a monitorizar o desenvolvimento da atividade sísmica. Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.
Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).
in IPMA
Sem comentários:
Enviar um comentário