sexta-feira, novembro 02, 2012

Carter Beauford , o baterista da Dave Matthews Band, faz hoje 55 anos

Carter Beauford (nascido em 2 de novembro de 1957) é o baterista da Dave Matthews Band. Ele é conhecido por sua habilidade de misturar vários estilos de percussão, e muito admirado por seus complexos padrões de ritmo e habilidade de manter o andamento com precisão.
Nascido em Charlottesville, Virgínia, e filho do trompetista Roland Beauford, Carter começou a tocar com apenas 3 anos de idade, e tocou no seu primeiro show profissional com 9 anos. Mais tarde, juntou-se à banda de Richmond, Virgínia "Secrets", juntamente com o saxofonista Leroi Moore e o teclista Butch Taylor. A banda Secrets tocava em vários locais de Virgínia, eventualmente no Miller's Bar em Charlottesville, onde Dave Matthews trabalhava de barman. Dave falou com Carter e Leroi a respeito de canções que teria escrito e que gostaria de gravar. Ao ouvir, Beauford concordou e assim tornou-se o baterista da Dave Matthews Band. Beauford também contribuiu no trabalho de outros artistas em projetos paralelos como Carlos Santana, John Popper (Blues Traveler) e o baixista virtuoso Victor Wooten (Bela Fleck and the Flecktones).
Carter já tocava há quase 30 anos quando Dave Matthews o chamou para formar a Dave Matthews Band.
A suas influências vão desde Dennis Chambers, passando por Elvin Jones, Miles Davis até John Coltrane. Antes de entrar na Dave Matthews Band, Carter também chegou tocar em outras bandas, como a Secrets com o amigo da DMB John D'earth.
Além de ser um dos melhores e mais conceituados bateristas da atualidade, Beauford também canta.  Os seus backing vocals podem ser ouvidos em várias músicas da Dave Matthews Band. Após o lançamento do álbum Crash, de 1996, Carter lançou a vídeo-aula "Under The Table and Drumming" e recentemente lançou um segundo vídeo com o baixista Victor Wooten chamado "Making Music". Além de ser peça chave no instrumental da DMB, Carter é muito carismático e tem uma das maiores personalidades dentro da Dave Matthews Band.


Sem comentários: