sexta-feira, junho 10, 2011

Mais uma cretinice do falecido governo que afecta o ensino superior na área das Ciências



Recebi esta carta de um docente de Física-Química, que não quero identificar. A questão que ele coloca parece-me pertinente. Acho muito bem que haja exames de Filosofia, mas não entendo por que razão eles hão-se substituir os exames de Física-Química para quem queira seguir uma carreira científico-técnica!

"Na qualidade de docente de Física-Química do ensino secundário gostaria de dar a conhecer mais um decreto-lei pernicioso para a qualidade do ensino das ciências em Portugal.

Através do Decreto-Lei nº 50/2011, de 8 de Abril, o governo anterior permitiu, vergonhosamente, que alunos do secundário, da área de ciências, possam trocar um dos exames de Física-Química A ou Biologia-Geologia pelo exame de Filosofia.

Tal decreto lei é altamente nefasto para estas áreas disciplinares, tornando, pelo menos uma delas, subalterna em relação à Filosofia, algo difícil de compreender numa área disciplinar de ciências.

Penso que o sr Professor (...) poderia denunciar esta situação, e quem sabe se o próximo governo não revogaria este decreto-lei?

Numa altura em que é certo e sabido que o ensino em Portugal caminha, a passos largos, para uma enorme falta de qualidade e nivelamento por baixo, este decreto-lei é apenas mais uma machadada na destruição do ensino público e na castração dos alunos mais pobres, dando-lhes a entender que é possível subir na hierarquia social simplesmente fugindo do trabalho, do esforço e do rigor."

Ora nem mais! Os alunos com formação socrática poderão dizer com razão " sei que nada sei"...

in De Rerum Natura - post do Doutor Carlos Fiolhais

NOTA:Se calhar esta estranha decisão tem a ver com outra ainda mais estranha, dada hoje pelo Expresso: "José Sócrates vai viver para Paris e estudar filosofia" (ler AQUI). Só não se sabe se José Sócrates vai aprender Filosofia para fazer o exame e entrar num curso superior a sério, se vai para aprender Francês Técnico ou se vai descansar um ano...

1 comentário:

Maria Calado disse...

Olá Fernando!:)
ahahahahah!
Sem comentários.
( uma elefante)