quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Humor político

BE acusa Governo de admirar «tiranos»
PS, na resposta, diz que recusa lições de um partido «inspirado» em regimes que provocaram sofrimento

O Bloco de Esquerda acusou esta quarta-feira Governo de admirar «tiranos» e de se remeter a «silêncios» em matéria de política externa, tendo o PS recusado lições de um partido «inspirado» em regimes que provocaram o sofrimento de muitas pessoas.

Numa declaração política no plenário da Assembleia da República, o deputado bloquista José Manuel Pureza começou por condenar as «exibições de barbárie» verificadas na Líbia e acusou a Europa de «desertar da luta pelos direitos humanos», referindo-se depois especificamente ao Governo português.

«Mas que os nossos governantes declarem a sua admiração pelos tiranos, que façam de figurantes nas suas operações de relações públicas, que enviem Forças Armadas para abrilhantarem o cerimonial do regime, que contribuam para ocultar a realidade da pobreza que é imposta a estas populações, isso é totalmente insuportável», afirmou o deputado, lembrando que José Sócrates qualificou o líder da Líbia, Khadafi, como um «líder carismático».

O líder parlamentar do Bloco criticou ainda o ministro dos Negócios Estrangeiros, por Luís Amado ter advertido primeiro «contra os riscos de extremismo islâmico por trás das manifestações populares que exigiam a democracia», antes de condenar os «massacres», afirmando depois que o Governo «coloca-se sempre do lado dos silêncios» e da «obediência a interesses particulares».

PS recusa lições de partido «inspirado» em regimes que provocaram sofrimento

Na resposta, o líder parlamentar do PS começou por concordar com a condenação da situação daquele país, mas acusou o Bloco de aproveitar a Líbia para «mais uma vez» atacar a Europa, o Governo, o PS e o primeiro-ministro «de uma forma totalmente inaceitável».

«Há uma coisa que nós não aceitamos, que é receber qualquer valorização dos direitos humanos, de respeito pelos princípios fundamentais da liberdade e da democracia vindos da bancada do Bloco de Esquerda. Por uma razão muito simples: Por respeito pelo nosso passado e por respeito pelo passado de muitos que sofreram por esse planeta fora o resultado de muitas políticas que também inspiraram o Bloco de Esquerda», afirmou Francisco Assis.

O líder da bancada socialista acusou Pureza de fazer uma «verdadeira declamação», «vazia e sem sentido», sem enunciar «um único princípio válido de politica externa aplicável» àquele país ou a qualquer outro.

«O que é que resultaria se dessa declamação resultassem consequências de ordem prática. Com quem manteríamos nós relações diplomáticas. Que tipo de relações diplomáticas manteríamos com a maior parte dos países do mundo, nomeadamente onde subsistem regimes que inspiraram muito tempo os partidos que estiveram na base da constituição do próprio Bloco de Esquerda», reiterou, acusando o deputado bloquista de ir «além da irreal politik».


NOTA: As fotos de Sócrates com Kadafi, Ben Ali, José Eduardo dos Santos, Chávez, Mugabe ou Teodoro Obiang, todos afamados democratas, parecem contrariar o texto do BE - aliás um grupo  político com conhecidos seguidores de Lenine, Stalin, Mao Tsé Tung ou Ever Hoxa não devia fazer tal acusação...

Sem comentários: