Yo Non Creo En Manipulación, Pero Que La Hay, La Hay?
Os resultados do PISA são bons e quem os quiser diminuir ficará a perder. São bons, não pela posição de Portugal no conjunto dos países da OCDE, mas pela melhoria generalizada nos três domínios avaliados.
Esta melhoria generalizada dos resultados deve ser sublinhada por todos os portugueses. Devem ser dados os parabéns aos alunos e aos professores.
Quanto à responsabilidade do Governo que, mais ou menos descaradamente, todos os abrilhantadores do regime vão procurar evidenciar, temos uma má notícia. Estas provas e estes resultados foram aplicadas e divulgados, respectivamente, durante os governos do ing.º Sócrates e, esse facto, constitui-se como um problema e uma má notícia para os portugueses, pois já sabemos do que a casa gasta no que diz respeito a credibilidade, honestidade e seriedade...É irresistível levantar a hipótese de haver alguma dose de manipulação, não nos resultados, note-se, mas no quadro comparativo com 2006. Falta saber onde.
Fosse eu investigador encartado e começaria a investigação por aqui:a) Escolas portuguesas seleccionadas para aplicação das provas PISA 2006
b) Escolas portuguesas seleccionadas para aplicação das provas PISA 2009
NOTA: há reconhecer que o trabalho dos professores, nomeadamente com os Planos da Matemática, da Leitura e das Ciências Experimentais, dando aqui relevo à opção governamental nesta área, deu frutos, mas há também que referir que, para além das dúvidas antes brilhantemente apresentadas pelo Reitor, há que saber mais algumas coisas para perceber os bons resultados:
- Os alunos CEF e afins participaram nos testes?
- Quem escolheu as Escolas participantes?
- Quem são os Directores das Escolas participantes?
- Qual foi a metodologia de selecção dos alunos participantes?
- Qual a percentagem de alunos de colégios participantes?
- Como variaram estes factores entre 2006 e 2009?
Depois de estas perguntas respondidas, seria então interessante continuar a discussão...
Sem comentários:
Enviar um comentário