quinta-feira, abril 01, 2010

As comemorações do 1º de Abril no Ministério da Educação

01 Abril 2010 - 00h30
Escolhido só é inspector desde 1 de Março
Novato investiga docente suicida

Manuel Garrinhas foi o escolhido pela Inspecção-Geral da Educação (IGE) para investigar o caso do professor de Música que se suicidou alguns dias após ter sido nomeado inspector.

Depois de fazer o estágio em 2009 e de cumprir o período experimental, Garrinhas foi integrado no mapa de pessoal da IGE, como inspector de carreira, a 1 de Março. A 12 de Março foi-lhe entregue o processo de Luís Vaz do Carmo, docente da EB 2,3 de Fitares (Sintra) que se atirou da ponte 25 de Abril a 9 de Fevereiro. "Deve ser o primeiro processo dele e a sua falta de experiência salta à vista", acusa uma professora, que solicitou anonimato.

Um outro docente garante que a escolha não é inocente: "Escolheram-no porque está a começar carreira e nunca vai contestar a versão da Direcção Regional de Educação de que o professor tinha fragilidades psicológicas." Os docentes garantem que o inspector está mais preocupado "em saber quem fala para os jornais" e que já foram inquiridos ex-colegas do suicida noutras escolas: "Em vez de investigarem o que se passou querem provar que já tinha problemas nas outras escolas." Luís Vaz do Carmo terá posto fim à vida por não aguentar as humilhações de que era alvo por parte de alguns dos alunos.


PORMENORES


ARTIGO 71 EM CAUSA

Alguns professores da EB 2,3 de Fitares, que solicitaram anonimato com receio de sofrer represálias na escola, acusam a IGE de violar o art.º 71 do Código Civil, sobre ofensa a pessoas falecidas, ao inquirirem ex-colegas do docente que se suicidou.

MINISTÉRIO EM SILÊNCIO

O CM confrontou o Ministério da Educação, a DRELVT e a Inspecção-Geral da Educação sobre a escolha de um inspector recém--nomeado para um caso tão delicado. Não obtivemos resposta.

in CM - ler notícia


ADENDA: o Blog A Educação do meu Umbigo, de Paulo Guinote, dá novas nuances à notícia (ler AQUI) - é preciso estar atento...

Sem comentários: