sábado, março 28, 2009

Recomendações para os participantes da visita aos Açores



Como sempre, há alguns aspectos que nos preocupam (e merecem a devida resposta, pois há sempre quem se lembre destas coisas...) e que iremos agora abordar.


1. Clima e meteorologia

Ao contrário do que é apregoado na comunicação social e na informação meteorológica, a chuva não é uma constante nos Açores, sobretudo junto ao mar. É claro que quando se vai para altitudes mais elevadas é normal que chova, pelo que é aconselhável levar gabardina e guarda-chuva (um pequeno e retráctil, preferencialmente) para certas ocasiões, mas nada mais do que isso...



2. Roupa apropriada à visita

A nossa visita é de trabalho, logo esqueçam as roupas de gala ou afins. Para o campo devem levar calçado prático (botas de trekking ou sapatilhas que não escorreguem), roupa prática de meia-estação (t-shirts, calças de ganga, casacos, pullovers...), gabardina, boné, guarda-chuva (e eventualmente uma muda de roupa, se o tempo estiver mau, para levar em dias em que vamos a altitudes mais elevadas, especialmente para as crianças...).

Devem ainda levar fato de banho e toalha se pensarem em ir ao banho na Caldeira Velha ou no Parque Terra Nostra (Piscina de Água Férrea ).

Nos locais onde vamos dormir lavam a roupa, se necessário, mas esta opção tem custos, pelo que devem levar roupa de acordo com a opção que tomarem (trazer toda a roupa suja ou ir lavando a roupa no percurso).

Para os que querem subir ao Pico, há ainda outras exigências - para tal ler este post.



3. Gadgets e outros apetrechos

Há coisas imprescindíveis, outras recomendáveis e outras que não deverão levar, a saber:

Não esquecer:
  • máquina fotográfica
  • cadeira/assento de carro para crianças (para quem as leva...)
  • bilhete de identidade ou similar (sem ele não entram no avião)
  • carta de condução (para os interessados em alugar carro)
  • medicação que cada um precisa

Recomendável:
  • mp3
  • PC portátil (eu levo o meu e se alguém necessitar ir à Internet ou passar fotografias para DVD cedo-o...)
  • binóculos
  • martelo, bússola e lupa de campo de geólogo (a organização leva alguns destes materiais)
  • GPS (a organização leva um)
  • anti-histamínicos e outros medicamentos que eventualmente precisem
  • lanterna (de preferência de pôr na cabeça com correia, só para quem quiser atravessar o túnel de escoamento de águas lacustres entre as Sete Cidades e Mosteiros)

Não recomendável:
  • jóias e coisas valiosas
  • roupa para jantares de gala



4. Aviões e outros transportes

Há que recordar que os horários são para cumprir e quem não o fizer fica por sua conta e risco. Assim, à partida, têm todos de estar até às 06.30 horas na fila para o check in no Aeroporto de Lisboa, pois de outra maneira ficam em terra (e quem parte de Leiria fica a saber que saímos às 05.00 em ponto...).

Por sorte o único que tinha um voo diferente (o Filipe) já não tem esse problema, pelo que andaremos os 53 sempre juntos - o Zé-Artur parte connosco, vai às Flores e Corvo e faz só programa de S. Miguel...

Eu levo os bilhetes de avião comigo (atenção não os percam, embora se tal acontecer se possam imprimir outra vez...). Curiosamente é a primeira vez que vejo em prática esta nova metodologia de o cliente imprimir os seus próprios bilhetes (e está a ser uma seca, pois a SATA está ter dificuldades em enviá-los todos, pois tem um problema no servidor de correio electrónico...).

Os aviões da SATA são excelentes: voaremos num Airbus (A310-300) nas viagens de e para para Lisboa e em aviões British Aerospace ATP nos inter-ilhas. São de primeira em todos os aspectos.

Recordamos que o peso máximo por pessoa (crianças inclusive) é de 20 quilogramas - e há que contar com os recuerdos, amostras de rochas e afins no regresso...

Quanto ao barco no trajecto Faial-Pico, os que sobem ao ponto mais alto de Portugal (no dia livre no Faial), devem eles próprios adquirir os bilhetes. No dia seguinte, quando formos todos ver a ilha do Pico, eu já terei os bilhetes quando chegarmos ao cais. O barco é excelente e não costuma haver enjoos...

No que diz respeito a autocarros, tanto quanto sei são novos e há lugar para todos. Quem tem crianças poderá levar (como referi antes) o regulamentar assento, pois sempre é melhor...

O mesmo se aplica aos carros de aluguer, nos dias livres (embora os assentos para crianças sejam também alugáveis). Eu terei, ainda antes de chegar a cada ilha, uma pré-marcação de carros suficientes para os interessados, mas no dia 3 de Abril faremos os acertos (distribuição das pessoas pelos carros, combinar os trajectos, etc.).

Eu sugiro que as pessoas me façam chegar o seu interesse em irem num grupo pequeno ou grande nesses dias (há carros de 4 e 9 lugares) e me digam se poderão conduzir o carro (há limitações para quem pode conduzir, nomeadamente a idade...). Sugeria ainda que o custo total do aluguer fosse dividido por todos e que o condutor não participasse nos custos do combustível, mas deixarei estes aspectos à consideração do grupo.



5. Alimentação

Vamos comer em alguns dos melhores restaurantes das ilhas, por isso recomendo algum jejum prévio para que o peso de cada um não aumente.

Optámos por combinar no pacote os melhores restaurantes com outros mais fracos para equilibrar as finanças e verem de tudo um pouco. Tentámos ainda ter às sextas-feiras a opção peixe, por motivos religiosos.

Quem tiver pedidos especiais (por motivos de saúde, religiosos ou outros) deve dizê-lo rapidamente, para vermos o que podemos fazer.

Quanto aos restaurantes onde iremos comer, eles são os seguintes:
  • Restaurante Bar do Abismo - Biscoitos
  • Restaurante Beira-Mar - S. Mateus da Calheta
  • Restaurante Churrasqueira Frank - Varadouro
  • Peter´s - Horta
  • Pizzaria e Restaurante de Lajes do Pico (a marcar)
  • Alabote - Ribeira Grande
  • Restaurante Miroma - Furnas
  • Restaurante Gazcidla – Mosteiros

Iremos mais tarde publicar um post dedicado a outras sugestões gastronómicas (e não só...) em cada ilha...

Sem comentários: