sábado, março 14, 2009

Acção nos Açores - subida ao Pico

Na sequência de diversos e-mails trocados com o Valter, que será o guia na subida ao Pico, aqui ficam as minhas perguntas e respectivas respostas:

1. O custo é de 25 euros por participante?
R: O custo é os €25 por pessoa. Geralmente as subidas de inverno costumam ser mais caras, pois teremos a possibilidade de encontrar neve a partir dos 1900 metros no mínimo, e as condições climatéricas são um pouco mais severas, mas não tenho qualquer problema em fazer o preço de uma subida de verão.


2. Quantos pode guiar? E tem outros guias se necessário?
R. O máximo recomendado por grupo são 12 pessoas. Caso seja necessário tenho boas relações com quase todos os outros guias credenciados e não tenho problema em arranjar mais um guia.


3. Quanto tempo (em média) se demora a subir e descer?
R: A média de subida é entre as 3 horas e meia e as 4 horas e meia para a subida, e mais ou menos o mesmo para a descida. Claro que estes valores variam consoante a preparação física dos elementos do grupo e o modo como progredirem ao longo do trilho.


4. Dá para ir no barco que chega às 08.30 à Madalena, subir ao Pico e voltar no barco das 18.00 horas?
R: É possível fazer a subida dentro desses horários, é só uma questão de preparação física das pessoas que forem subir. Se tudo correr bem conseguimos fazer a subida sem problemas e sem correrias dentro desse tempo. Geralmente chego ao sopé da Montanha (até onde chegam os carros) por volta das 14:00 / 15:00 horas. De qualquer maneira tenho sempre em atenção as questões dos horários e farei com que ninguém perca o barco para o Faial.


5. Tem cajados (pau para as pessoas se apoiarem) para a subida?
R: Quanto aos cajados existem muitos mesmo no início do trilho, todos podem utilizar e voltar a deixar lá quando descerem.


6. Que tipo de roupa e calçado devem os participantes levar?
R: Tipo de roupa: nesta altura é um bocado complicado, pois terão de levar roupa leve e fresca para o caso de o tempo estar limpo, pois o sol e o próprio esforço de subir a montanha fazem com que aqueçamos bastante. Por outro lado é conveniente que levem roupa quente e, se possível, um impermeável, desde que sejam leves (ex: casacos e blusas polar-tec). O aconselhável em termos de calçado são as botas de montanha, de preferência em gore-tex e com sola bastante aderente. Como este não é um equipamento que toda a gente tenha, podem levar sapatilhas ténis, desde que sejam minimamente impermeáveis, confortáveis e, sobretudo, tenham sola com boa aderência (sola lisa vai fazer com que escorreguem demasiado e podem-se aleijar ou ficar com receio da descida, o que origina a maior parte dos atrasos).


7. Que quantidade de água ou bebidas isotónicas se deve levar?
R: Quanto às bebidas isotónicas e a água, o que recomendo são as garrafas de 1.5L. A água é o artigo que pesa mais na mochila, mas é um dos mais necessários.


8. Dá para comprar no Faial ou no Pico bebidas isotónicas ou alimentos energéticos?
R: Existem lojas no Faial que vendem bebidas isotónicas, acho que as podem encontrar mesmo no Hiper Modelo. Perto do cais de embarque também existem algumas lojas que vendem barras energéticas, e todo o tipo de alimentos e bebidas que possam precisar para a subida. Convém que todos levem uma pequena merenda, pois vamos almoçar no cume. O mais fácil são as sandes, mas existem outros alimentos, como os enlatados, etc., que também servem muito bem. Essa parte fica ao critério de cada um...

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, sei que já escreveu este post à muito tempo, mas por acaso ainda tem o contacto do seu guia Valter?

Obrigada

Fernando Martins disse...

Caro leitor:

Recomendo o guia Valter Medeiros , cujo e-mail é valtermedeiros@hotmail.com

Vou ver se encontro o telefone dele, mas penso que o e-mail chega. Era também responsável pela Gruta das Torres, pelo que podem pedir o telefone dele lá (http://parquesnaturais.azores.gov.pt/pt/pico/o-que-visitar/centros-de-interpretacao/centro-de-visitantes-da-gruta-das-torres).

Pode ainda ir o Blog dele (http://ilhapiconatural.blogspot.com/) ou ver as condições, em 2009, de subida ao Pico: http://geopedrados.blogspot.pt/2009/03/accao-nos-acores-subida-ao-pico.html
e
http://geopedrados.blogspot.pt/2010/05/noticia-sobre-subidas-ao-pico.html