segunda-feira, março 05, 2007

O Eclipse em Leiria

Tendo a organização chegado entre as 20.15 e 21.00 horas, após alguns contratempos lá começou a sessão de observação. Com 3 telescópios, 1 binóculos em tripé e vários binóculos, foi-se vendo o desenrolar do eclipse com bastante adesão de público (que estimo, na totalidade, entre 300 e 400 pessoas...!). Mas penso que o facto de muitas Escolas (e professores) terem divulgado a actividade, bem como ter aparecido a notícia em todos os jornais locais de Leiria deu um bom contributo para tamanha afluência.

Alguns vieram só ao princípio, outros apenas ao final, mas houve bastantes resistentes que o levaram do princípio ao fim a observação. Com a colaboração dos Escuteiros dos Agrupamento da Amélia Moura (do CNE) houve comida e bebida (isto para além dos raros que cumpriram com o estipulado e trouxeram comida/bebida para a troca...). Para além da observação, houve a possibilidade de as pessoas presentes irem ver os trabalhos de alunos na Sala da Física e ainda convívio (com jogos) na sala dos Alunos. Com a ajuda do Pedro Guerreiro, da Informática da Escola Rodrigues Lobo, houve inclusive Internet, o que permitiu actualizar este Blog e publicar as primeiras fotos ainda durante o Eclipse...!

De salientar ainda a primeira luz do Telescópio newtoniano do Clube de Astronomia da Escola Rodrigues Lobo (que chegou esta mesma semana, tendo ainda um belíssimo Dobson para estrear...!) e a folha de apoio distribuída (e quem não teve acesso a ela pode fazer o download no final deste texto).

Em meu nome (e em nome da Organização, que inclui o João Nelson Ferreira, Paulo Heleno, Fernando Cadima, Amélia Moura, Paulo Costa, Sandra Paula, blogues AstroLeiria e Rastos de Luz, Agrupamento de Escuteiros dos Parceiros, Núcleo de Astronomia Galileu Galilei da Escola Correia Mateus, Clube de Ambiente da Escola Secundária da Batalha e Clubes de Astronomia da Escolas Rodrigues Lobo e D. Dinis e do Conciliar de Maria Imaculada - Cruz d'Areia) agradecemos a participação de todos...!

Download do documento de apoio - aqui.

Mais fotos e material - consultar o Blogue AstroLeiria.


Agora algumas fotos:









Fotos digitais de Fernando Martins - directamente sobre a ocular do newtoniano (última com filtro amarelo)

3 comentários:

Anónimo disse...

Belas Fotos! :) um abraço.

quarkup disse...

Agora o poukosciencia está neste sítio;
http://poukosciencia.wordpress.com/

Fernando Martins disse...

Obrigado, Profundezas...!

linkei o novo Poukosciencia, caro quarkup...