quarta-feira, março 21, 2007

Acção de Formação em Lisboa

Ensino da Paleontologia no Campo e na Cidade: Novas Abordagens

Responsável: Prof. Doutor Carlos Marques da Silva


Ficha de Candidatura on-line - Candidaturas abertas de 7 a 25 de Março de 2007


Data de Realização:

2 a 30 de Maio de 2007


Horário de Funcionamento:

  • 4ª feira: 17h30 - 20h00
  • Sábado: 10h00 - 13h00

No final da acção os participantes deverão estar aptos a:
  • Conhecer os conceitos basilares actualizados da Paleontologia, em particular das disciplinas
  • paleontológicas da Paleobiologia e da Tafonomia.
  • Saber identificar os principais grupos de fósseis existentes em território nacional e os processos tafonómicos fundamentais que os afectam.
  • Desenvolver competências na interpretação paleobiológica e tafonómica dos fósseis em afloramento e na leitura das ocorrências de fósseis em contexto urbano.
  • Desenvolver competências que lhes permitam delinear e experimentar novos meios, processuais e/ou técnicos, de utilizar os fósseis - na sala de aula, em afloramento ou em contexto urbano - quer como indicadores paleoambientais, cronológicos, etc., quer como elementos patrimoniais naturais a preservar e a valorizar.

CONTEÚDOS DA ACÇÃO
A oficina de formação será estruturada de modo a repartir as horas destinadas às sessões presenciais conjuntas entre sessões de gabinete e extra-gabinete (de campo e em cidade).
Decorrerá alternando momentos de discussão conceptual e de trabalho cooperativo autónomo de formulação de propostas de processos e de materiais didácticos a utilizar posteriormente pelos formandos nas suas próprias aulas.

Conteúdos a abordar nas sessões presencias conjuntas do ponto de vista conceptual e a aplicar na delineação de novos meios de utilizar os fósseis, na sala de aula, em afloramento ou em contexto urbano:

1ª Sessão (3h00 - gabinete): 1) Apresentação e discussão dos conceitos básicos da Paleontologia que irão nortear a abordagem dos fósseis e dos temas paleontológicos nas sessões seguintes. Conceito de fóssil e de fossilização, de somatofóssil e de icnofóssil. O Património Paleontológico no âmbito do Património Natural, definição e potencial educativo. 2) Observação de fósseis dos grupos de somato e de icnofósseis e de exemplos de processos tafonómicos do registo geológico nacional.

2ª Sessão (3h00 - saída de campo): Saída de campo a afloramento da região de Lisboa (Praia de Carcavelos ou outro, a definir com os participantes na oficina). Identificação e interpretação de fósseis em afloramento. Interpretação de aspectos tafonómicos. Enquadramento patrimonial.

3ª Sessão (1h30 - gabinete): Apresentação e discussão de novos meios de utilizar as saídas de campo na prática lectiva dos participantes na oficina. Os fósseis como portadores de informação paleobiológica e tafonómica.

4ª Sessão (3h00 - saída de campo): Saída em percurso urbano (na Baixa de Lisboa ou noutro local, a definir com os participantes na oficina) de observação e de interpretação de fósseis.

5ª Sessão (1h30 - gabinete): Apresentação e discussão de novos meios de utilizar as visitas urbanas na prática lectiva dos participantes na oficina. Os fósseis na cidade como materiais educativos e como elos de ligação com o património natural.

Trabalho autónomo (10h00): Entre sessões presenciais, nas horas extra-aula previstas, os participantes na oficina irão definir e planificar os novos meios, processuais e/ou técnicos de utilizar os fósseis a produzir, construí-los e testá-los.

6ª Sessão (3h00 - gabinete): Apresentação e discussão dos projectos e dos materiais produzidos. Avaliação da acção.

Total: 15 horas presenciais + 10 horas de trabalho autónomo

Acreditação da acção (PDF)
Site da Acção
Site do Formador


Outras Acçõesde Formação do Departamento de Geologia da Universidade de Lisboa, em 2007:

Oficinas de Formação:

Navegando pelas paisagens do mundo com o Google Earth – 21 Mar./ 23 Abr. 2007
Resp.: Prof. Dr. Nuno Pimentel

Ensino da Paleontologia no Campo e na Cidade. Novas abordagens – 2/30 Mai. 2007
Resp.: Prof. Dr. Carlos Marques da Silva

Oficina de Formação em Geologia de Campo – 2/23 Jun. 2007.
Resp.: Prof. Dr. José Brandão Silva

Património Geológico como valor educativo – 2/18 Jul. 2007
Resp.: Profª Drª Ana Azerêdo

Módulo de formação

Viagem ao Centro da Terra: Magmatismo e Metamorfismo como expressões
da dinâmica interna do nosso planeta
– 22 Out./ 23 Nov. 2007
Resp.: Profª Drª Teresa Palácios


Sem comentários: