terça-feira, março 13, 2007

Conferências - Outros mundos técnicos...


O Departamento de Sociologia do ISCTE/Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, no âmbito do seu Programa de Doutoramento em Sociologia, alberga o I Ciclo Temático de Conferências Livres Outros Mundos Técnicos_Nossos Mundos Modernos.


Dedicado aos estudos sociais da técnica, o grupo de doutorandos do ISCTE constituído por Alexandre Pólvora, Inês Pereira, Pedro Abrantes e Susana Nascimento, organiza o presente ciclo com vista a uma discussão sobre outras lógicas de acção e reflexão perante os modelos técnicos que dominam os nossos mundos modernos.

O ciclo terá lugar no Auditório 6 – Afonso de Barros, Edifício Ala Autónoma – ISCTE, sempre às 18:00, com a seguinte série de quatro conferências:

15 Março, "Outras Energias"

Alain Gras (Université Paris 1-Panthéon-Sorbonne);

19 Abril, "Outras Pedagogias"

Rafael Feito (Universidad Complutense de Madrid);

3 Maio, "Outras Informáticas"

Adrian Mackenzie (Institute for Cultural Research, Lancaster University);


10 Maio, "Outros Habitats"

David J. Hess (Science and Technology Studies Department, Rensselaer Polytechnic Institute);

Destacamos desde logo a primeira das conferências, por Alain Gras, já no próximo dia 15 de Março às 18:00, com o título "Origem e devir da sociedade termo-industrial: uma perspectiva crítica sobre a socio-antropologia das energias e das técnicas". Entre os principais temas em debate constam as fragilidades dos macro-sistemas energéticos que dominam a modernidade, os impasses das actuais apostas e propostas do progresso através da potência tecnológica, e ainda as possíveis escolhas de outras energias e técnicas para uma alteração de presentes e futuros cenários térmicos.

O I Ciclo Temático de Conferências Livres conta com o apoio das seguintes instituições: ISCTE, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Instituto Franco-Português.

Para mais informações, conferir o Blog http://outrosmundostecnicos.blogspot.com.

Sem comentários: