No âmbito de uma estratégia de divulgação e valorização do vasto património presente no seu território, o Município de Alvaiázere irá realizar no dia 25 de Maio do presente ano, o colóquio Desenvolvimento sócio-económico promovido pelo património geológico e geomorfológico nas Terras de Sicó.
É um evento que pretende reunir em conjunto, especialistas de várias áreas científicas e técnicas, autarcas da região, estudantes e público em geral, para a discussão de um tema pertinente, o da geoconservação. Apesar deste facto o tema não se esgota na temática da geoconservação, esta última é apenas o ponto de partida de uma discussão que irá incluir o património natural (biótico e abiótico), arqueológico, cultural, histórico, etnográfico, entre outros. Estes valores são afinal o reflexo da geodiversidade presente neste vasto território.
A discussão final centrar-se-á na possibilidade de estabelecimento de uma modelo de desenvolvimento sustentável não só para o Município de Alvaiázere, mas também para todo o território onde Alvaiázere se insere, as Terras de Sicó.10:00 - Abertura (Presidente da Câmara de Alvaiázere)
10:20 – A geoconservação como motor para o desenvolvimento sustentável local (José Brilha, Núcleo de Ciências da Terra da Universidade do Minho)
10:50 – Património geomorfológico: o que é e como se avalia (P. Pereira, Núcleo de Ciências da Terra da Universidade do Minho)
11:20 – Intervalo para café
11:40 – Aspectos geológicos de Alvaiázere. Uma incursão nos mares do Jurássico (Luís Vitor Duarte, Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra)
12:10 – O carso e o Homem: Geomorfologia e Património no Maciço de Sicó (Lúcio Cunha, Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Coimbra)
12:40 – Debate
13:00 – Almoço
14:30 – O Carso e os Recursos Hídricos da Região de Alvaiázere (José Crispim, Centro de Geologia da Faculdade de Ciências da Univ. de Lisboa)
15:00 – Alvaiázere, arqueologia e desenvolvimento (P. Cassiano, Câmara Municipal de Alvaiázere; C. Mendes)
15:30 – O Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional (A. Jacinto, Naturtejo - Empresa Intermunicipal)
16:00 – Intervalo para café
16:20 – Desafios para o concelho de Alvaiázere e Terras de Sicó (J. Forte, Câmara Municipal de Alvaiázere)
17:10 – Debate
18:00 – Encerramento (Presidente da Câmara de Alvaiázere)
CUSTO DE INSCRIÇÃO
- Preço normal de inscrição: 25 €
- Preço c/desconto (estudantes de licenciatura e sócios entidades apoiantes): 20 €
Sem comentários:
Enviar um comentário