sábado, setembro 10, 2005

Geologia de caiaque - Geologia no Verão 2005

Novo dia, nova actividade da Ciência Viva, neste sábado dia 10.09.2005, desta vez uma "Geologia de caiaque" fabulosa... O Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, através dos Doutores Fernando Figueiredo, Jorge Dinis, Lídia Catarino e Manuela Vinha proporcionaram-nos (aos 36 inscritos) um dia de passeio em caiaque de 14 quilómetros...
Tivemos direito a explicações da Geologia do Mondego, observação de fotografia área com estereóscopio e até o uso de bateia (garimpo).
Houve ainda tempo para uma refeição partilhada junto ao Rio, algumas quedas para a água e a possibilidade de ir comendo uvas e figos pelo caminho.
Pela minha parte fui responsável pela participação de 12 pessoas: eu, o meu irmão Joaquim, a minha irmã M.ª João e o marido, sete amigos de Viana do Castelo e ainda um amigo de Leiria (o astrónomo amador João Nelson). Dentro do grupo havia de tudo: um Arquitecto, um Enfermeiro, cinco Professores, uma Advogada, uma Bibliotecária, dois Estudantes, um Juiz... mas todos muito interessados!
Chegámos todos partidos mas muito contentes com o que fizémos e aprendemos...!

Algumas fotografias minhas, de baixa qualidade, mas é o que se pôde arranjar :







Duas fotos digitais da Maria João, do uso da bateia:



2 comentários:

jonas disse...

Eu estive lá!!!
Foi realmente fantástico, se excluirmos o facto de os caiaques terem um pequeno defeito de fabrico que aparentemente os impedia de seguir a direito...
Os professores foram extraordinários e souberam cativar todos os presentes. Obrigada por um dia inesquecível a todos os responsáveis. Podemos voltar para o ano?

Fernando Martins disse...

Os caiaques estavam bem, a tua técnica é que deixava muita desejar...
Um, por exemplo, nunca virei o meu caiaque!
P'ro ano há mais - vamos precisar de 34 lugares só para nós...!