domingo, novembro 07, 2021

O espetáculo da queda da Ponte de Tacoma Narrows foi há 81 anos

  
A Ponte Tacoma Narrows (em inglês: Tacoma Narrows Bridge) foi uma ponte localizada sobre o Estreito de Tacoma, Washington, Estados Unidos e que caiu. Este acontecimento foi devido a um colapso gerado por fortes ventos. A Ponte de Tacoma sempre balançava, porém neste dia o vento atingiu uma velocidade de aproximadamente 65 km por hora; com isto começou a gerar movimentos de torção entrando assim em ressonância, vindo a estrutura a colapsar.

Em 7 de novembro de 1940, caiu a ponte pênsil de 1.600 metros (Tacoma Narrows), apenas poucos meses após a sua inauguração.
De madrugada, os ventos atingiram os 70 km/h, fazendo a estrutura oscilar. A polícia fechou então a ponte ao tráfego. Às 09.30 horas a ponte oscila em 8 ou 9 segmentos com amplitude de 0,9 metros e frequência de 36 ciclos por minuto. Às 10.00 horas dá-se um afrouxamento da ligação do cabo de suspensão norte ao tabuleiro, o que faz a ponte entrar num modo de vibração torcional a 14 ciclos por minuto. O eixo da via, os dois pilares e o meio da ponte são nodos. A partir daí a situação não se alterou muito durante cerca de uma hora, até que às 11.00 horas se desprende um primeiro pedaço de pavimento e às 11.10 horas a ponte entra em colapso, caindo no rio.
Os grandes defeitos da ponte foram a sua enorme falta de rigidez transversal e torcional, pois estava ausente o reticulado por baixo do tabuleiro, e a frente aerodinâmica do perfil. Não houve vítimas deste acidente.
Uma nova ponte foi construída no local e ainda se encontra em funcionamento. 
  

 


Sem comentários: