segunda-feira, janeiro 14, 2019

Dave Grohl faz hoje cinquenta anos!

David Eric Grohl (Warren, 14 de janeiro de 1969) é o ex-baterista da banda Nirvana e o atual vocalista e guitarrista dos Foo Fighters e ainda baterista das bandas Them Crooked Vultures e Queens of the Stone Age, dos Estados Unidos.
Desde cedo tocou bateria em muitas bandas punk, e aos dezasseis anos, no começo da década de 80, entrou para a banda Scream. A primeira vez que Dave viu os Nirvana tocando foi durante uma turnê europeia dos Scream. Depois, com a turnê cancelada, o fim da banda Scream e ainda com alguns problemas financeiros ele ligou para Buzz Osbourne, um amigo que conhecia Kurt e Krist, pegou o telefone de Krist, ligou para ele e foi para Seattle. Chegando, tocou com os dois, que na época tocavam, provisoriamente, com Dan Peters, baterista do Mudhoney. Kurt e Krist perceberam que ele era o baterista que eles estavam à procura e Dave entrou para a banda.
Em 1992, Grohl grava a demo Pocketwatch com algumas composições suas, sob o pseudónimo de Late!
Em 1994, com a morte de Kurt Cobain, a banda acabou. Logo a seguir ele junta-se a Tom Petty & the Heartbreakers,  para uma série de apresentações onde é convidado para assumir as baquetas. Dave à principio aceita o convite, mas depois de uma conversa com Tom Petty onde Dave fala sobre algumas músicas que tinha composto desde os tempos do Nirvana, então o próprio Tom Petty admite que ele perderia o seu tempo ali com os "velhos" Tom Petty and the Heartbreakers e diz que ele tem um belo futuro pela frente, liderando uma banda.
Tom Petty estava certo e assim Dave, com seu o amigo Barret Jones entrou num estúdio profissional e gravou algumas coisas que, mais tarde, dariam origem ao primeiro CD dos Foo Fighters. Ele gravou todos os instrumentos, fez cem cópias da fita e mandou para os amigos. Rapidamente várias gravadoras mostraram interesse e, juntamente com Nate Mendel (baixo), William Goldsmith (bateria), Pat Smear (guitarra), Dave assumiu os microfones e formou os Foo Fighters. Hoje a formação não é igual à original, pois juntaram-se a Dave e Nate, no lugar de William e Pat, Taylor Hawkins, ex-baterista da Alanis Morissette, e Chris Shiflett na guitarra, sendo que Pat Smear, que se apresentava com a banda desde 2006 como músico de apoio, voltou a ser membro oficial em 2011, com o lançamento do álbum Wasting Light.

Vida pessoal
Dave envolveu-se no início dos anos 90 com a Riot Grrrl , Kathleen Hanna da banda Bikini Kill e com a baixista da banda L7, Jennifer Finch. Dave Grohl casou-se duas vezes, a primeira vez foi com a fotógrafa Jennifer Youngblood, de 1993 à 1997; depois do divórcio, Grohl teve relacionamentos com Louise Post de Veruca Salt, com a artista solo e também com a baixista da banda Hole, Melissa Auf der Maur, e com uma snowboarder profissional, chamada Tina Basich.
Finalmente ele casou com a sua segunda esposa, uma produtora da MTV, chamada Jordyn Blum, a 2 de agosto de 2003, em Los Angeles. Entre os convidados para a cerimónia estavam Clive Davis, Jack Black e o seu ex-companheiro de Nirvana Krist Novoselic. No dia 15 de Abril de 2006, Grohl e a sua esposa comemoraram a chegada de sua primeira filha, Violet Maye. O seu nome foi escolhido em homenagem à avó materna de Dave Grohl. Em 17 de abril de 2009, nasceu a segunda filha do casal, Harper Willow. Há pouco tempo teve seu nome associado a um escândalo com Courtney Love.
  
Nirvana - reencontro
Depois de concluir o álbum Wasting Light, em meados de fevereiro de 2011, Grohl alugou um estúdio em Los Angeles para ensaiar a música, só ele, Novoselic, e o ex-guitarrista do Nirvana, Pat Smear, integrante permanente dos Foo Fighters.
“Nós tocamos a música (Marigold) inteira e pensamos ter acabado,” Diz Grohl. “Éramos só nós três no estúdio e Krist disse, ‘Você quer tocar uma das antigas?’, e eu disse, ‘Hmm…Ok’ porque nunca tínhamos feito isso antes. Nunca.”
Novoselic tinha uma música em particular. “Krist disse, ‘Que se lixe, vamos tocar (Smells Like) Teen Spirit. E então tocámos Teen Spirit.”
A única pessoa, além dos três, no prédio inteiro, era Scott, o dono do estúdio. “Scott abriu a porta e ouviu-nos tocando Teen Spirit, parou por um segundo, ficou um bocado confuso confuso e fechou a porta.”
“Depois de terminamos, Scott disse, ‘Ei, essa música é muito boa – vocês deviam ficar com ela.”
Grohl e Smear ainda parecem assustados, com a coisa mais próxima de uma reunião dos Nirvana que o mundo já viu.
“É um bocado esquisito,” diz Grohl.
“É bastante esquisito,” ressalta Smear.
“Eu nunca pensei que fosse acontecer,” complementa Grohl. “Mas aconteceu. Simplemente assim. Da melhor maneira que poderia acontecer.”
O reencontro "oficial" do grupo aconteceu nessa quarta-feira (na verdade, na madrugada de quinta 13.12.12), como parte do concerto 121212, idealizado para apoiar as vítimas do furacão Sandy, em Nova York.
A reunião partiu de uma ligação de Paul McCartney para Dave Grohl, que, segundo o tabloide, culminou numa sessão de estúdio com os outros membros dos Nirvana, Novoselic e Pat Smear (integrante não oficial do grupo).
  
Outros projetos
Não é apenas com os Foo Fighters que Dave Grohl trabalha.
Em 2002, ele participou no CD "Songs For The Deaf", da banda Queens of the Stone Age, tocando bateria e fazendo alguns shows.
Dave também participou do filme "Tenacious D, a palheta do Destino" e no clipe "Beelzeboss" da banda Tenacious D, formada por Jack Black e Kyle Gass, fazendo o papel do demónio no filme, além de participar como baterista de todo o álbum The Pick of Destiny.
Em 2004 ele lançou o Probot, projeto que reuniu grandes nomes do metal, e ídolos de Dave Grohl, como Lemmy (Motörhead), Max Cavalera (Sepultura, Soulfly), Cronos (Venom) entre outros para gravar um álbum de nome Probot, com onze faixas, lançado pela Southern Lord Records.
Em 2005 participou como baterista do álbum With Teeth do Nine Inch Nails.
Em 2009, junto com John Paul Jones (Led Zeppelin) e Josh Homme (Queens of the Stone Age), Grohl formou a banda Them Crooked Vultures, na qual toca bateria.

Sem comentários: