sexta-feira, maio 11, 2012

O astrofísico Karl Schwarzschild morreu há 96 anos

Karl Schwarzschild (Frankfurt am Main, 9 de outubro de 1873 - Potsdam, 11 de maio de 1916) foi um astrónomo e físico alemão e um dos fundadores da moderna Astrofísica.
Estudou em Estrasburgo e Munique, obtendo seu doutoramento em 1896, com um trabalho sobre as teorias de Jules Henri Poincaré.
Desde o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, que ele lutou pelo exército alemão, apesar de ter mais de 40 anos, servindo nas frentes leste e oeste e alcançando o posto de tenente na artilharia.
Durante seu serviço na Rússia em 1915, ele escreveu dois artigos importantes, um sobre a Teoria da Relatividade e outro sobre a Teoria quântica. Seu trabalho sobre a Relatividade resultou nas primeiras soluções exatas para as equações da gravitação geral - uma para corpos esfericamente simétricos não-rotativos e uma para o espaço vazio estático isotrópico em torno de um corpo massivo. O segundo artigo antes citado deu origem a alguns trabalhos pioneiros sobre buracos negros. Duas propriedades dos buracos negros receberam seu nome: a Geometria de Schwarzschild e o Raio de Schwarzschild. Os artigos foram enviados a Einstein e apresentados por ele, em nome de Schwarzschild, a 13 de janeiro de 1916, e publicados no Sitzungsberichte der Preussischen Akademie der Wissenschaften (Relatórios de reunião da Academia de Ciências da Prússia).
A causa da sua morte é controversa: alguns dizem que ele morreu de uma doença contraída na Rússia durante a guerra, outros de um raro distúrbio do metabolismo. Está sepultado no Stadtfriedhof de Göttingen.
O asteroide 837 Schwarzschild foi assim chamado em sua homenagem.

Sem comentários: