quinta-feira, setembro 24, 2026

El-Rei D. Pedro IV de Portugal, que no Brasil foi o Imperador D. Pedro I, morreu há 192 anos...

D. Pedro IV na qualidade de rei de Portugal, envergando a Banda das Três Ordens

 

D. Pedro I (do Brasil) ou D. Pedro IV (de Portugal) (Queluz, 12 de outubro de 1798 - Queluz, 24 de setembro de 1834), alcunhado o Libertador, foi o fundador e primeiro soberano do Império do Brasil, antes disso já havia sido proclamado, ainda em São Paulo, primeiro rei do reino independente, que em seguida se tornaria Império no Rio de Janeiro. Como Rei D. Pedro IV, reinou em Portugal, onde também ficou conhecido como o Libertador, o Liberal e o Rei Soldado.
 
https://thumb.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2e/Pal%C3%A1cio_Nacional_de_Queluz_%2830829727148%29.jpg/960px-Pal%C3%A1cio_Nacional_de_Queluz_%2830829727148%29.jpg?utm_source=pt.wikipedia.org&utm_campaign=imageinfo&utm_content=thumbnail
Quarto Dom Quixote, no Palácio Nacional de Queluz, onde D. Pedro nasceu e morreu, com objetos originais preservados
  
(...)
     
  
Apesar de ter reconquistado o trono português para a sua filha, D. Pedro voltou tuberculoso da campanha e morreu a 24 de setembro de 1834, pouco depois da Convenção de Évoramonte (que selara a vitória da causa liberal, de que se fizera paladino), no palácio de Queluz, no mesmo quarto e na mesma cama onde nascera, 35 anos antes. Ao seu lado, na hora da morte, estavam a esposa, a jovem Imperatriz Amélia, e a filha, a Rainha D. Maria II.
  
https://thumb.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/8a/Grandes_armas_do_Brasil.png/500px-Grandes_armas_do_Brasil.png?utm_source=pt.wikipedia.org&utm_campaign=imageinfo&utm_content=thumbnail
Brasão de D. Pedro I como Imperador do Brasil
      
in Wikipédia

Sem comentários: