quinta-feira, dezembro 19, 2024

Emily Brontë morreu há 176 anos...

    
Emily Jane Brontë (Thornton, Inglaterra, 30 de julho de 1818 - Haworth, Inglaterra, 19 de dezembro de 1848) foi uma escritorapoetisa britânica, autora do romance Wuthering Heights (O Monte dos Vendavais), hoje considerado um clássico da literatura mundial. Era a segunda irmã mais velha das três sobreviventes irmãs Brontë, entre Charlotte e Anne. Ela escrevia sob o pseudónimo masculino de Ellis Bell. É, das três irmãs, a de que menos se têm informações, tendo vivido reclusa e introvertida. 

   

(...) 

  

Emily acreditava que a sua saúde, à semelhança da dos irmãos, tinha sofrido devido ao clima severo do local onde viviam e às condições insalubres da sua casa (a água que recebiam vinha contaminada pelo escoamento do cemitério da igreja). Ela apanhou uma constipação grave, durante o funeral do seu irmão Branwell, em setembro de 1848, e a sua saúde piorou ainda mais quando contraiu tuberculose. Apesar de o seu estado de saúde se ter agravado bastante, ela recusou qualquer assistência médica e remédios, dizendo que não queria "veneno, nem médicos" perto dela. Na manhã de 19 de dezembro de 1848, Charlotte, preocupada com o estado de saúde da irmã, escreveu:

Ela fica mais fraca a cada dia que passa. O médico expressou a sua opinião de forma demasiado obscura para ter alguma utilidade: ele enviou alguns medicamentos que ela não tomou. Nunca conheci momentos tão negros como estes, peço a Deus para que nos dê força a todos.

Ao meio-dia, Emily piorou: só conseguia falar através de sussurros entre suspiros. As suas últimas palavras que a família conseguiu ouvir foram: "Podem chamar um médico? Queria que um me visse", mas foi tarde demais. Ela morreu, nesse dia, às duas horas.

O seu irmão tinha morrido três meses antes, o que levou uma criada a declarar que "a menina Emily morreu de coração partido pela morte do irmão". Emily tinha emagrecido tanto que o seu caixão tinha apenas 40 centímetros de largura. Ela foi enterrada no cemitério da igreja de St. Michael and All Angels, em Haworth.
   

Sem comentários: