terça-feira, abril 02, 2024

O primeiro Jardim-Escola João de Deus, em Coimbra, faz hoje 113 anos


A história dos Jardins-Escola João de Deus tem origem na constituição da Associação de Escola Móveis pelo Método de João de Deus, fundada a 18 de maio de 1882, por iniciativa de Casimiro Freire, secundado por algumas personalidades destacadas do seu tempo como Bernardino Machado, Jaime Magalhães Lima, Francisco Teixeira de Queiroz, Ana de Castro Osório e Homem Cristo, entre outros.

A Câmara Municipal de Coimbra facultou um terreno com uma superfície de 4.800 m2 e o projeto de arquitetura foi oferecido pelo arquiteto Raul Lino, segundo as orientações pedagógicas de João de Deus Ramos.

No Relatório de Atividades de 1908, da Associação, pode ler-se: Os Jardins-Escolas prestar-se-ão esplendidamente para habilitar melhor os nossos professores e facilitarão, como centros de propaganda, o desenvolvimento das bibliotecas populares, bem como a realização das palestras e leituras públicas com o auxílio de projeções luminosas. (...) e mais (...) desta sorte a Associação, além de contribuir esforçadamente para a extinção do analfabetismo, terá lançado as bases fundamentais de uma urgente reforma no processo de todo o ensino, começando como deve ser, pelo ensino de infância, o que se tornará motivo de legítimo orgulho para a nossa Associação e para o País. No meio de tanta desorientação em assuntos educativos, a obra nacional de João de Deus ficará firme, duradoura e utilíssima, como genuinamente nacional (...).

O Jardim-Escola João de Deus de Coimbra foi inaugurado a 2 de abril de 1911 e custou cerca de 4.500$000 réis. Os fundos foram conseguidos através de donativos, mas principalmente graças aos serões musicais organizados pelo Orfeão Académico de Coimbra, dirigido por António Joyce, que conseguiram juntar a fantástica soma de 1.480$000 réis.

João de Deus Ramos, dando-lhe o nome do Pai, cumpriu o seu dever de educador e de português. São os princípios pedagógicos que João de Deus defendeu sempre os que inspiram a obra realizada, é a sua compreensão do que seja a educação e o ensino da criança que ali se vai encontrar: o carinho da família, o respeito pela espontaneidade infantil, o desenvolvimento gradual do raciocínio, apoiado sempre em noções concretas.

  

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