segunda-feira, fevereiro 12, 2024

Steve Hackett comemora hoje 74 anos

 
Stephen Richard Hackett
(Pimlico, Inglaterra, 12 de fevereiro de 1950) é um músico, cantor, compositor e produtor musical inglês que ganhou destaque como guitarrista principal da banda de rock progressivo Genesis de 1971 a 1977. Hackett contribuiu para seis álbuns de estúdio dos Genesis, três álbuns ao vivo, sete singles e um EP antes de partir para seguir carreira a solo. Ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame como membro dos Genesis em 2010.

Hackett lançou o seu primeiro álbum solo, Voyage of the Acolyte, enquanto ainda era membro dos Genesis, em 1975. Após uma série de outros álbuns a solo a partir de 1978, Hackett co-fundou o supergrupo GTR com Steve Howe em 1986. O grupo lançou o álbum autointitulado GTR, que alcançou o 11º lugar na Billboard 200 nos Estados Unidos e gerou o top 20 do single "When the Heart Rules the Mind". Quando Hackett deixou os GTR em 1987 para retomar a sua carreira a solo, o grupo dissolveu-se. Ele lançou álbuns e fez espetáculos em todo o mundo regularmente desde então.

O corpo de trabalho de Hackett abrange muitos estilos; além de seu trabalho no rock progressivo, ele explora géneros como o  pop, blues, world music e música clássica nas suas gravações a solo. De acordo com o Guitar World: "As primeiras explorações de Hackett das técnicas de tapping e sweep picking estavam muito à frente de seu tempo, e influenciaram Eddie Van Halen e Brian May". Outros guitarristas influenciados por Hackett dentro do rock progressivo incluem Alex Lifeson (Rush) e Steve Rothery (Marillion).
      
   
in Wikipédia

 


Sem comentários: