sexta-feira, janeiro 05, 2024

O Ramal de Pampilhosa foi abandonado há quinze anos...

  

O Ramal da Figueira da Foz, igualmente conhecido como Ramal de Pampilhosa, e originalmente como Linha da Beira Alta (em conjunto com o troço de Pampilhosa a Vilar Formoso), é uma ligação ferroviária desativada, situada no centro-oeste de Portugal. Ligava a estação de Figueira da Foz (que é também término da Linha do Oeste) à estação de Pampilhosa, na intersecção da Linha do Norte com a Linha da Beira Alta, numa distância total de 50,4 quilómetros.

Construída pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta, esta linha foi inaugurada em 3 de agosto de 1882 e foi explorada por aquela companhia até 1947, ano em que a exploração foi transferida para a CP. Em 1992, este troço ferroviário foi destacado da Linha da Beira Alta e renomeado como Ramal da Figueira da Foz.

O tráfego no Ramal da Figueira da Foz foi suspenso em 5 de janeiro de 2009, por motivos de segurança e para a realização de obras de modernização. No entanto, não foram concluídas quaisquer obras, tendo o serviço rodoviário de substituição sido encerrado em 1 de janeiro de 2012 e a remoção física da via sido iniciada em 2013.
   
Apeadeiro de Santana-Ferreira (PK 15,8)

 

Sem comentários: