O Trieste foi um batiscafo de investigação oceanográfica, de desenho suíço, tripulado por dois ocupantes.
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Em 23 de janeiro de 1960 o Trieste desceu a Fossa das Marianas, na costa das Filipinas, no local chamado Challenger Deep,
até à profundidade de 10.911 metros, recorde até hoje não superado. Nesta
ocasião, eram seus tripulantes o engenheiro e oceanógrafo suíço,
Jacques Piccard, e o tenente da Marinha americana, Don Walsh.
O Challenger Deep, fica a cerca de 360 quilómetros ao sul das Ilhas Guam, no Oceano Pacífico.
O batiscafo Trieste foi desenhado por Auguste Piccard e foi posto em atividade a 26 de agosto de 1953 no Mediterrâneo, na ilha de Capri, próximo de Nápoles, Itália.
A esfera de pressão, composta de duas secções, foi construída pela
empresa Acciaierie Terni, e a parte superior foi fabricada pela Cantieri Riuniti dell 'Adriatico, na cidade livre de Trieste, na fronteira entre a Itália e a Iugoslávia. A instalação da pressão foi feita na Esfera Cantiere Navale di Castellammare di Stabia, perto de Nápoles.
O projeto foi baseado em experiências anteriores com o batiscafo
FNRS-2, também projetado por Piccard. Foi construído na Bélgica e
operado pela Marinha Francesa, permanecendo em operação no Mediterrâneo.
Em 1958, foi comprado pela marinha dos Estados Unidos da América, por 250.000 dólares americanos e transportado para San Diego, Califórnia.
Em outubro de 1959,
depois de ser reequipado para uma pressão mais elevada, o Trieste foi
transportado para o meio do Pacífico, para participar no Projeto
"Nekton", no qual realizou uma série de mergulhos muito profundos, na
Fossa das Marianas.
Em 23 de janeiro de 1960, alcançou o recorde de profundidade de 35.800 pés, 10.911 metros, no Challenger Deep, o mergulho mais profundo em qualquer dos oceanos do mundo.
Em abril de 1963, foi transportado para o Atlântico, mais precisamente para o largo de New London, Connecticut, para procurar o então perdido submarino USS Thresher (SSN-593), que encontrou em agosto de 1963, perto de New London, a 1.400 braças abaixo da superfície.
O Trieste foi retirado de serviço logo após a realização dessa missão e alguns de seus componentes foram utilizados no
recém-construído Trieste II. Está em exposição permanente no Museu
da Marinha, no Washington Navy Yard, em Washington, DC.
in Wikipédia
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