sábado, setembro 16, 2023

Notícia paleontológica interessante com erro grosseiro...

Pedra encontrada há 175 anos é afinal um ovo de dinossauro com 60 milhões de anos

   

   

Uma pedra descoberta há 175 anos revelou ser um ovo de dinossauro. Segundo o museu, uma ágata formou-se dentro de um ovo de dinossauro que foi produzido há 60 milhões de anos.

A pedra foi encontrada na Índia por Charles Fraser e chegou ao Museu de História Natural de Londres em 1883, de acordo com um comunicado de imprensa, citado pelo Interesting Engineering.

O curador Robin Hansen viu a ágata invulgarmente esférica na coleção. Mais tarde, levou-a aos peritos em dinossauros do museu, Paul Barrett, e Susannah Maidment, para um exame mais aprofundado.

Descobriram que as suas características assemelhavam-se a um ovo de dinossauro na forma, no tamanho e na textura. A equipa utilizou a tomografia computorizada para procurar detalhes mais precisos de forma a determinar se se tratava de um ovo.

Um exame minucioso revelou que o ovo pertencia a um titanossauro, que vagueou na Índia durante o período do Cretáceo. Os seus ovos eram pequenos e esse espécie colocava ninhadas de dezenas de ovos, em vez de um único. O ovo também assemelha-se a outros descobertos na China e na Argentina.

A equipa acredita que o ovo adquiriu o formato de uma ágata devido à atividade vulcânica na área.

Mas como é que entrou na coleção de mineralogia? Segundo a equipa, os ovos de dinossauro não eram reconhecidos cientificamente na altura e este pode ser o primeiro ovo conhecido.

“Este espécime é um exemplo perfeito da importância das coleções dos museus. Foi identificado e catalogado corretamente como uma ágata em 1883, utilizando os conhecimentos científicos disponíveis na altura. Só agora é que reconhecemos que este tem algo especial – a ágata encheu esta estrutura esférica, que se revela ser um ovo de dinossauro”, disse Robin na declaração.

 

in ZAP

 

NOTA: como pode um ovo de dinossáurio ter 60 M.a. se estes se extinguiram há 66 milhões de anos...?

Sem comentários: