sexta-feira, agosto 25, 2023

O arquiteto Fernando Távora nasceu há um século...!

  

Fernando Luís Cardoso Meneses de Tavares e Távora (Porto, 25 de agosto de 1923Matosinhos, 3 de setembro de 2005) foi um arquiteto português estabelecido no Porto, diplomado pela Escola de Belas-Artes do Porto, em Arquitetura, no ano de 1952.

 

Carreira

No âmbito pedagógico, a sua ação foi muito relevante na afirmação do curso de Arquitetura da Escola Superior de Belas Artes do Porto (mais tarde Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto) e no curso de Arquitetura do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DARQ-FCTUC) - que apoiou a construir no final da década de 80, em colaboração com Alexandre Alves Costa, Domingos Tavares e Raul Hestnes Ferreira.

Membro da Organização dos Arquitetos Modernos, introduziu, em associação com outros arquitetos, a partir do fim dos anos 40, uma reflexão que não tinha precedente em Portugal sobre o corolário social da arquitetura, em oposição às realizações e aos discursos oficiais da época.

Como criador de uma nova lógica de construção, deu transversal ênfase às paisagens originais, utilizando-as como dados culturais que deverão ser integrados no diálogo com a arquitetura.

Álvaro Siza Vieira estagiou no seu atelier.

Existe um documentário da RTP, com guião de António Silva e realização de Cristina Antunes, que lhe é dedicado.

Hoje existe um prémio de arquitetura com o seu nome - Prémio Fernando Távora.

A 9 de junho de 1993, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

 

Obras mais notáveis

 

in Wikipédia

Sem comentários: