terça-feira, agosto 22, 2023

A SAMP, Sociedade Artística Musical dos Pousos, nasceu há um século e meio...!


𝟭𝟱𝟬.º 𝗔𝗻𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀𝗮́𝗿𝗶𝗼 𝗦𝗔𝗠𝗣 - 𝟮𝟮 𝗱𝗲 𝗮𝗴𝗼𝘀𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟯
 
Hoje, dia 22 de agosto, a SAMP celebra o 150.º Aniversário da sua fundação!
Fundada em 1873 por um grupo de Pousenses liderado pelo 2º Barão de Viamonte da Boavista, entre as várias personalidades que então participaram na sua constituição conta-se Eça de Queiroz, um dos seus primeiros e maiores Sócios Beneméritos. Com atividade ininterrupta desde a sua origem, a SAMP tem sido pioneira na vida cultural da região de Leiria.
Sinónimo de história, pessoas e música, a 𝗕𝗮𝗻𝗱𝗮 𝗙𝗶𝗹𝗮𝗿𝗺𝗼́𝗻𝗶𝗰𝗮 𝗦𝗔𝗠𝗣 está na origem da instituição, e assume-se como garante do crescimento e sustentabilidade da mesma. Foi no dia 08 de dezembro de 1873 que os primeiros sócios músicos da "Philarmónica dos Pouzos" receberam os primeiros instrumentos musicais. Com eles, subiram dos Andrinos até aos Pousos pela rua que tem hoje o nome do fundador da SAMP, com tal alarido e contentamento, que passou a ser o dia 8 de dezembro a data em que se celebra o nosso Aniversário.
Desde aí, a Banda Filarmónica nunca mais parou, tornando-se num grande pilar e a base da criação da SAMP e das outras Formações Residentes criadas posteriormente.
Na SAMP, procuramos a inovação, mantendo sempre presente o conceito de tradição e família. Desde o ventre das mamãs, ao som como último colo, levamos Música, Arte e Amizade a toda a comunidade, mantendo sempre presente que "mais importante que colocar músicos no palco, é colocar a Música e a Arte na vida das pessoas".
 
𝗣𝗮𝗿𝗮𝗯𝗲́𝗻𝘀, 𝗦𝗔𝗠𝗣!
 
Adaptado do Facebook
 
NOTA: embora tendo nascido a 22.08.1873, a SAMP, da qual me orgulho de ser sócio há muitos anos, ao contrário de instituições que querem aumentar artificialmente a sua idade, comemora o seu aniversário a 8 de dezembro - este ano vai ser uma festa de arromba...!


Sem comentários: