Joaquim Machado de Castro (Coimbra, 19 de junho de 1731 - Lisboa, 17 de novembro de 1822) foi um dos maiores e mais famosos escultores portugueses. Machado de Castro foi um dos escultores de maior influência na Europa do século XVIII e princípio do século XIX.
Para além da escultura, descrevia extensamente o seu trabalho, do qual se destaca, a extensa análise sobre a estátua de José I que se situa na Praça do Comércio em Lisboa, intitulada: Descripção analytica da execução da estátua equestre, Lisboa 1810.
A Descripção consiste no relato pormenorizado, feito ao
estilo e à execução técnica, levada a cabo no que é considerado o seu
melhor trabalho, a estátua equestre do Rei D. José I de Portugal, datada de 1775, como parte da obra de reconstrução da cidade de Lisboa, seguindo os planos de Marquês de Pombal, logo após o Terramoto de 1755. As partes da construção estão detalhadas e ilustradas, incluindo variados planos e componentes utilizados para a sua execução.
Na introdução da sua obra Machado de Castro comenta outras estátuas equestres, situadas em diversas praças europeias.
Estátua equestre de El-Rei D. José I na Praça do Comércio, Lisboa
in Wikipédia
2 comentários:
"José Dias Coelho nasceu em Pinhel, Guarda, a 19 de junho de 1923. Foi escultor, desenhador e pintor.
A sua curta vida é marcada pela militância política na luta pela transformação social e pelo compromisso de combate ao salazarismo e também por um percurso artístico que o coloca entre os mais talentosos artistas da terceira geração modernista.
Dotado de um raro talento e sensibilidade, em 1942 muda-se para Lisboa, onde estuda primeiro Arquitetura e depois Escultura, a sua grande paixão, na Escola de Belas de Artes.
Ligado desde muito jovem à resistência ao regime salazarista, associou-se à Frente Académica Antifascista e ao MUD Juvenil, tendo aderido ao Partido Comunista Português em 1947. Em 1949 o apoio público à candidatura do General Norton de Matos resulta na sua detenção pela PIDE. Em 1955 é forçado a entrar na clandestinidade, deixando para trás a carreira artística. Tinha apenas 38 anos de idade quando a 19 de dezembro de 1961 foi assassinado pela PIDE."
Fonte:
https://www.museudoneorealismo.pt/acervo/espolios-artisticos/jose-dias-coelho-32
Obrigado pela sugestão - publicámos um post a recordar o centenário do nacimento deste artista...
Enviar um comentário