domingo, dezembro 04, 2022

Jay-Z faz hoje 53 anos

    
Shawn Corey Carter (Nova Iorque, 4 de dezembro de 1969), mais conhecido pelo seu nome artístico JAY-Z (também estilizado Jay Z ou Jay-Z), é um rapper, compositor, produtor e empresário norte-americano. Ele é um dos artistas de hip hop mais bem sucedidos empresarial e financeiramente nos Estados Unidos. Em 2018, a Forbes estimava o seu património líquido em 900 milhões de dólares. JAY-Z tornou-se o primeiro rapper a ter um património líquido de mil milhões de dólares, e atualmente, após vários investimentos como por exemplo, na sua empresa de cannabis, possui um património superior a dois mil milhões de dólares. É um dos artistas que mais vendeu em toda a história, com mais de 50 milhões de discos comercializados, vencedor de 23 Grammy Awards pelo seu trabalho musical, além de inúmeras outras indicações ao prémio.

Como um empreendedor e investidor, Jay-Z é co-proprietário da cadeia de bares desportivos 40/40 Club, co-criador da linha de roupas Rocawear. Ele é ex-CEO da Def Jam Recordings, um dos fundadores da Roc-A-Fella Records e da Roc Nation. Ele também fundou a Roc Nation Sports, empresa de agenciamento de atletas da NBA e MLB. Como artista, ele detém o recorde do maior número de álbuns por um artista solo na Billboard 200, com 13 álbuns. Ele também possuiu quatro singles número um na Billboard Hot 100, sendo um deles como artista principal ("Empire State of Mind"). Em 11 de dezembro de 2009, Jay-Z foi classificado como o décimo artista mais bem sucedido da década de 2000 pela Billboard, sendo o quarto rapper da lista, atrás de Eminem, Nelly e 50 Cent.

Juntamente com o seu sucesso musical e financeiro, Jay-Z também é conhecido por ter rivalidades com outros artistas de rap, nomeadamente a famosa briga com Nas, que acabou sendo resolvida em 2005. Ele casou com a cantora de POP/R&B Beyoncé Knowles em 4 de abril de 2008 em uma cerimónia privada. O casal tem uma filha, Blue Ivy Carter, que nasceu em janeiro de 2012, e um casal de gémeos, Rumi e Sir Carter, nascidos em 13 de junho de 2017.

  

in Wikipédia

 


Sem comentários: