Ezra Weston Loomis Pound (Hailey, 30 de outubro de 1885 - Veneza, 1 de novembro de 1972) foi um poeta, músico e crítico literário americano que, juntamente com T. S. Eliot, foi uma das maiores figuras do movimento modernista da poesia do início do século XX no seu país. Ele foi o motor de diversos movimentos modernistas, nomeadamente do Imagismo (o seu líder e principal representante) e do Vorticismo.
Nascido em
Hailey, no estado americano de
Idaho, cresceu em
Wyncote, perto de
Filadélfia e formou-se na
Universidade da Pensilvânia em
1906. Durante um breve período deu aulas em
Crawfordsville, Indiana, e, entre
1906 e
1907, viajou pela
Espanha,
Itália e
França. O seu primeiro livro de poemas,
A Lume Spento, foi publicado em Veneza, em
1908. Nesse ano fixou-se em
Londres, onde viveu até
1920 e onde travou conhecimento com alguns dos mais importantes escritores da época:
Ford Madox Ford,
James Joyce,
Wyndham Lewis,
W. B. Yeats e
T. S. Eliot, entre outros, tendo influenciado todos estes.
Em
1909 publicou
Personae e
Exultations, a que se seguiu um volume de ensaios críticos, intitulado
The Spirit of Romance, de
1910. Entre
1914-
1915 foi co-editor da revista do movimento Vorticista,
Blast. Em Londres teve ainda a seu cargo a edição da revista de
Chicago Little Review (
1917-
1919) e a partir de
1920 tornou-se correspondente da publicação
The Dial na capital francesa, para onde se mudou em
1921.
Datam de 1920 as publicações de um segundo volume de textos críticos,
Instigations, e de
Hugh Selwyn Mauberley, uma das suas obras-primas. O poema
Homage to Sextus Propertius foi publicado no ano anterior. Conhecedor das
literaturas
europeia e oriental, Pound associou-se desde muito cedo à escola dos
imagistas, que liderou de forma particularmente enérgica. Os adeptos
desta corrente poética, fundada em
1912 sob inspiração das ideias de T. E. Hulme, pretendiam explorar de forma disciplinada as potencialidades da imagem e da
metáfora, consideradas a essência da poesia. O movimento, que Pound abandonou em 1914, teve a sua expressão na revista inglesa
The Egoist (iniciada em 1912) e na revista americana
Poetry (a partir de 1914). As raízes do movimento encontravam-se fundamentalmente na poesia
chinesa e
japonesa, mas os imagistas inspiraram-se também na poesia latina, em poemas da tradição
medieval inglesa, nas composições poéticas dos trovadores provençais e em alguns poetas italianos. Nos seus
Cantos, publicados numa longa série entre 1917- e 1949, inacabados, Pound procurou elaborar uma versão moderna da
Divina Comédia.
A fase em que o poeta leva mais a extremos os princípios do seu movimento imagista é ilustrada pelas obras
Ripostes (1912) e
Lustra (1916). Em
1924 Pound mudou-se para Itália, onde as teorias político-económicas que defendeu o associaram ao
fascismo, tal qual o fizeram outros poetas como
Fernando Pessoa, tendo chegado a proferir comunicações antidemocráticas na
rádio italiana durante a
Segunda Guerra Mundial. Nos seus tratados económicos e históricos,
Jefferson and/or Mussolini de
1935 e
Guide to Kulchur de
1938, Pound comprometeu-se definitivamente com o fascismo e foi preso em
1945 e libertado em função do protesto de vários artistas, tendo sido posteriormente repatriado.
Considerado oficialmente incapaz mentalmente, com o objetivo de
livrá-lo da prisão, foi internado durante 13 anos num hospital
psiquiátrico em
Washington DC. A acusação de traição foi retirada em
1958 e Pound voltou a Itália depois da sua libertação. Trabalhou nos seus
Cantos até 1972, ano da sua morte.
In a Station of the Metro
The apparition of these faces in the crowd:
Petals on a wet, black bough.
Ezra Pound
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