quinta-feira, outubro 06, 2022

O Bando dos Quatro foi preso há 46 anos

   

A Camarilha dos Quatro (também chamada de Gangue dos Quatro ou Bando dos Quatro) é a designação atribuída a uma fação composta por quatro membros do Partido Comunista da China que ganharam proeminência no período de implementação da Grande Revolução Cultural Proletária (1966-1976): Jiang Qing (esposa de Mao Tse-tung), Zhang Chunqiao, Wang Hongwen e Yao Wenyuan.

O grupo controlou os principais órgãos de poder do Partido Comunista durante o período final da Revolução Cultural, embora permaneça incerto quais decisões eram tomadas por Mao e realizadas pela Bando, e quais eram resultado do planeamento do grupo.

O Bando dos Quatro e o general Lin Biao acabaram sendo classificados como as duas maiores "forças contrarrevolucionárias" da Revolução Cultural e foram oficialmente responsabilizados pelo governo chinês pelos maiores excessos cometidos durante os dez anos de agitação. A sua queda, em 6 de outubro de 1976, um mês após a morte de Mao, deu início a uma série de grande celebrações nas ruas de Pequim e marcou o fim de uma era de turbulência política na China.

Após a morte de Mao, uma das primeiras ações do novo líder da China, Hua Guofeng, foi prender os membros do grupo. As autoridades chinesas consideram atualmente "alegar inocência do bando" um "ato contrarrevolucionário". Um oficial do partido em Kiangsi que defendeu o grupo foi "denunciado pelo seu crime" numa reunião de 4.000 pessoas.

O julgamento dos membros do Bando dos Quatro decorreu em 1980. Jiang Qing e Zhang Chunqiao foram condenados à pena de morte (penas comutadas para prisão perpétua), enquanto Yao Wenyuan e Wang Hongwen condenados a vinte anos de prisão. 

   

 

    

Sem comentários: