terça-feira, setembro 20, 2022

Sophia Loren nasceu há 88 anos


Sophia Loren, nascida Sofia Costanza Brigida Villani Scicolone (Roma, 20 de setembro de 1934) é uma atriz e cantora italiana.

Começou a sua carreira no cinema em 1950; desde os 15 anos apareceu em vários papéis menores, até ser contratada para cinco filmes pela Paramount Pictures, em 1956. Isso lhe permitiu lançar-se, com sucesso, numa carreira internacional. Atuou em filmes notáveis como The Pride and the Passion, Houseboat e It Started in Naples.

Loren ganhou reconhecimento em 1962, quando recebeu o Óscar de melhor atriz por sua atuação no filme Duas Mulheres, que também lhe rendeu o BAFTA, o prémio de melhor atriz no Festival de Cannes e o prémio da Associação de Críticos de Nova Iorque. Ela detém o recorde por ter recebido sete prémios David di Donatello de melhor atriz, o maior número já recebido. A sua carreira atingiu o auge em 1964, quando recebeu um milhão de dólares para fazer o filme A Queda do Império Romano.

Além do Óscar de Melhor Atriz, ela ganhou um Grammy, um prémio de Atriz no Festival de Cannes, cinco Globos de Ouro especiais e um Óscar Honorário em 1991. Em 1994 ganhou um Urso de Ouro Honorário no Festival de Berlim. Foi três vezes premiada no Festival de Veneza, como Melhor Atriz em 1958, Leão de Ouro pela carreira em 1998, em um especial o Pietro Bianchi Award 2002. Em 1995, recebeu o Prémio Cecil B. DeMille pelas realizações ao longo da vida. Em 1999, foi nomeada como uma das 25 maiores lendas femininas do cinema pelo American Film Institute.

Depois de constituir família no início dos anos 1970, Loren passou a dedicar menos tempo à sua carreira de atriz e optou por fazer apenas aparições ocasionais em filmes. Nos últimos anos, ela ainda apareceu em filmes americanos como Prêt-à-Porter, Grumpier Old Men e Nine

   


Sophia Loren e a inveja...

   

in Wikipédia

Sem comentários: