terça-feira, fevereiro 15, 2022

O líder do PKK, Abdullah Ocalan, foi preso há vinte e três anos

 
Abdullah Öcalan
(Ömerli, província de Şanlıurfa, 4 de abril de 1949), apelidado de Apo, é um líder independentista curdo, fundador e secretário-geral do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, Partiya Karkêren Kurdistan), criado em 1978. Ele é denominado Serok (líder) pelos seus partidários.
Entre 1984 e a sua captura em 1999, Öcalan liderou o movimento guerrilheiro dos nacionalistas curdos, contra o estado turco.
Após ter sido capturado, no Quénia, durante uma operação levada a cabo pelos serviços secretos turcos (MİT), possivelmente em conjunto com a CIA e os serviços secretos israelitas, em 15 de fevereiro de 1999, foi condenado à morte em 29 de junho de 1999 por suas atividades separatistas armadas, consideradas como terroristas, principalmente pela Turquia, os EUA e a União Europeia. A pena de morte foi comutada em prisão perpétua em 2002, quando a Turquia declara abolida a pena de morte. Desde então, ele é mantido em regime de isolamento, sendo o único prisioneiro da ilha-prisão de İmralı.


NOTA: convém distinguir a justa luta dos curdos, para poderem falar a sua língua (e, porque não, a terem direito a um estado e/ou uma região autónoma) da guerrilha do PKK e do seu sanguinário líder, embora, neste caso, como em muitos outros, o estado turco não se distinga muito dos que persegue ou seja ainda pior...

Sem comentários: