sábado, janeiro 08, 2022

O Doutor Manuel Maria Godinho, ilustre Geólogo da Universidade de Coimbra, faz hoje 82 anos...!


Manuel Maria Godinho, nasceu a 8 de janeiro de 1940, é filho de Aida Casimiro Pereira e Manuel de Oliveira. Nasceu em em Maiorca, Figueira da Foz, mas cedo se mudou para Santana, terra que toma como sua e onde identifica as suas verdadeiras raízes.
 
O Professor Manuel Maria Godinho licenciou-se em Ciências Geológicas pela Universidade de Coimbra em 1964, tendo-se aposentado em 2008 como Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da mesma Universidade. A sua actividade científica tem incidido sobre diferentes domínios das Geociências, das quais se destacam a Mineralogia, Petrologia, Geoquímica, Recursos Geológicos e Ambiente e Ordenamento do Território. Como contributo de referência do homenageado, e transversal à sua obra, pode referir-se o desenvolvimento e aplicação da Geomatemática na compreensão e modelação dos processos geológicos.

Ao longo do seu percurso académico o Professor Manuel Godinho publicou mais de uma centena de trabalhos científicos e orientou dezenas de trabalhos de Mestrado e Doutoramento, tendo sido o incentivador do desenvolvimento de novas técnicas de análise laboratorial, como é exemplo o Laboratório de Radioactividade Natural da Universidade de Coimbra.

A par do indiscutível contributo para o progresso da ciência, as suas capacidades de reflexão crítica, as qualidades pedagógicas a a dedicação institucional marcaram e continuam a marcar e a formar gerações.
Pertence às seguintes Sociedades Científicas: Société Suisse de Minéralogie et Petrographie, Mineralogical Society of Great Britain and Ireland, International Association for Mathematical Geology, The Society of London, International Association of Geochemistry and Cosmochemistry, American Geophysical Union.



   
Texto daqui e daqui

Sem comentários: