Alfredo Augusto das Neves Holtreman (Santarém, 6 de abril de 1837 – Lisboa, 7 de junho de 1920), 1.º Visconde de Alvalade, foi um advogado e empresário português.
Descendente da família Holtreman, foi filho de António Maria Ribeiro da Costa Holtreman,
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de
Coimbra e Advogado em Lisboa, e de sua mulher Libânia Augusta das Neves e
Melo.
Bacharel formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi distinto Advogado em Lisboa e Proprietário de casas e terrenos, a Quinta das Mouras, junto ao Campo Grande, onde hoje está o Estádio do Sporting Clube de Portugal.
O título de 1.º Visconde de Alvalade foi-lhe concedido, em uma vida, por Decreto de D. Carlos I de Portugal de 22 de junho de 1898.
Da primeira filha, teve como neto José Alfredo Holtreman Roquette, mais conhecido por José Alvalade. Em 1904 quando este seu neto lhe pediu ajuda financeira para fundar o que viria a tornar-se Sporting Clube de Portugal, além de 200$000 réis, disponibilizou também terrenos na sua Quinta em Alvalade, que abarcava as actuais zonas do Lumiar, Campo Grande e Alvalade, em Lisboa para a construção do Estádio. Foi nomeado 1.º Presidente do Sporting Clube de Portugal, como Presidente Honorário, em 1906.
Após a Implantação da República, a 5 de outubro de 1910, o 1.º Visconde de Alvalade perdeu o interesse no Sporting Clube de Portugal, até porque se viu obrigado a ausentar-se para Londres devido às suas ligações com a Família Real.
Brasão do Visconde de Alvalade - blog Miguel Ângelo Boto - Heráldica)
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário