Representação de São Martinho de Dume numa miniatura do Códice Albeldensis, circa 976
Martinho de Dume, Martinho Dumiense ou ainda Martinho de Braga (ou Martinho Bracarense) são os vários nomes por que é conhecido Martinho da Panónia, um bispo de Braga e de Dume considerado santo pela Igreja Católica.
Martinho nasceu na Panónia, actual Hungria, no século VI. É tido como o apóstolo dos Suevos, responsável maior pela sua conversão do arianismo ao catolicismo.
Estudou grego e ciências eclesiásticas no Oriente. De volta ao Ocidente, dirigiu-se para Roma e para a França, para continuar os estudos, onde visitou o túmulo do seu conterrâneo Martinho de Tours.
Estabeleceu um mosteiro em Dume, uma aldeia das proximidades de Bracara Augusta, a partir do qual começou a irradiar a sua pregação. Estabeleceu a Diocese de Dume (caso único na história cristã - confinada ao referido Mosteiro de Dume a que presidia), da qual foi primeiro bispo, em 556. Depois, por vacatura da diocese bracarense, em 569, foi feito metropolita dessa região de Braga, então capital do Reino Suevo.
Reuniu o Concílio de Braga em 563,
tendo proibido que se cantassem muito dos hinos e cantos de carácter
popular que estavam incluídos nas missas e noutras celebrações. Ao longo
dos anos, a música litúrgica foi sendo fixada no Cantochão,
mas o povo, apoiado num substrato musical muito antigo, apoderou-se de
alguns destes cânticos da Igreja e popularizou-os, dando-lhes a sua
interpretação própria.
Para além de batalhador pela ortodoxia contra os arianos, foi também um fecundo escritor. Entre as principais obras, citamos: Escritos canónicos e litúrgicos. Destacou-se também como tradutor (designadamente, dos Pensamentos dos padres egípcios).
Martinho de Dume é também uma figura de capital importância para a
história da cultura e língua portuguesas; de facto, considerando indigno
de bons cristãos que se continuasse a chamar os dias da semana pelos
nomes latinos pagãos de Lunae dies, Martis dies, Mercurii dies, Jovis dies, Veneris dies, Saturni dies e Solis dies, foi o primeiro a usar a terminologia eclesiástica para os designar (Feria secunda, Feria tertia, Feria quarta, Feria quinta, Feria sexta, Sabbatum, Dominica Dies), donde os modernos dias em língua portuguesa (segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo),
caso único entre as línguas novilatinas, dado ter sido a única a
substituir inteiramente a terminologia pagã pela terminologia cristã.
Isto explica o facto de os mais antigos documentos redigidos em
português, fortemente influenciados por este latim eclesiástico, não
terem qualquer vestígio da velha designação romana dos dias da semana,
prova da forte acção desenvolvida por Martinho e seus sucessores na
substituição dos nomes.
Martinho tentou também substituir os nomes dos planetas, mas aí já não
foi tão bem sucedido, pelo que ainda hoje os chamamos pelos seus nomes
clássicos pagãos.
Morreu no dia 20 de março de 579 e foi sepultado na catedral de Dúmio. Para si compôs o seguinte epitáfio: Nascido
na Panónia, atravessando vastos mares, impelido por sinais divinos
para o seio da Galiza, sagrado bispo nesta tua igreja, ó Martinho
confessor, nela instituí o culto e a celebração da missa. Tendo-te
seguido, ó patrono, eu, o teu servo Martinho, igual em nome que não em
mérito, repouso agora aqui na paz de Cristo.
in Wikipédia
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