Like a Prayer é o quarto álbum de estúdio da cantora e compositora norte-americana Madonna, lançado a 21 de março de 1989 pela Sire Records, três anos após o seu antecessor, True Blue (1986). Madonna trabalhou com o cantor americano Prince, e com os produtores Patrick Leonard
e Stephen Bray, co-escrevendo e co-produzindo todas as canções do
álbum. Considerado o lançamento mais introspectivo de Madonna na época, Like a Prayer
tem sido descrito como um álbum confessional. Ela descreveu o álbum
como "uma coleção de canções sobre a minha mãe, o meu pai e os laços com
a minha família". O álbum foi dedicado à sua mãe, que morreu quando a
cantora ainda era jovem.
O álbum usa instrumentos ao vivo e incorpora elementos de dance, funk, gospel e soul num estilo pop mais geral. Madonna chamou atenção à sua educação católica, como pode ser visto na faixa-título.
As letras do álbum tratam de temas da infância de adolescência de
Madonna, tais como a morte de sua mãe em "Promise to Try", a importância
da família em "Keep It Together" e a relação com seu pai em "Oh Father". Madonna também prega o poder feminino em "Express Yourself". Logo após o seu lançamento, Like a Prayer recebeu aclamação geral da crítica musical. A revista Rolling Stone citou que o álbum "é o mais perto que o pop já chegou da arte".
Comercialmente, Like a Prayer tornou-se um sucesso
internacional, como os seus antecessores, alcançado o topo das
paradas em vários países. O álbum foi certificado com quatro discos de
platina nos Estados Unidos pela Recording Industry Association of America (RIAA). Seis singles foram lançados a partir do álbum: "Like a Prayer", "Express Yourself", "Cherish", "Oh Father", "Dear Jessie" e "Keep It Together". "Like a Prayer" tornou-se o sétimo single número um de Madonna na Billboard Hot 100,
enquanto "Express Yourself" e "Cherish" atingiram o segundo lugar. Em
todo mundo, o álbum já vendeu cerca de 15 milhões de cópias, 4 milhões
apenas nos EUA, onde recebeu o certificado de 5× Platina pela RIAA.
Com os videoclipes que acompanharam os singles,
Madonna promoveu sua criatividade, tornando-se uma figura de liderança
no formato. O vídeo de "Like a Prayer" foi um "para-raios" para a
controvérsia religiosa, usando iconografia religiosa e queimando cruzes,
além de ter promovido um beijo em um "santo negro". Tal vídeo foi
condenado pelo Vaticano, que condenou a parceria da Pepsi com a cantora, levando a empresa a cancelar o contrato de promoção do videoclipe de Madonna. "Express Yourself" tornou-se o vídeo mais caro feito na época. O álbum foi precedido pela aclamada turnê Blond Ambition Tour. No final da década de 80, após o lançamento de Like a Prayer, Madonna foi nomeada como a Artista da década pelos diversas media da especialidade, entre elas a Billboard e a MTV.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário