domingo, fevereiro 21, 2021

O ditador Mugabe nasceu há 97 anos

 
Robert Gabriel Mugabe (Kutama, Harare, 21 de fevereiro de 1924 - Singapura, 6 de setembro de 2019) foi um político do Zimbábue. Teve um papel de liderança na Guerra Civil da Rodésia à frente da União Nacional Africana do Zimbábue, comandando o país após a guerra, inicialmente como primeiro-ministro, de 1980 a 1987, e depois como presidente com poderes executivos totais até novembro de 2017, quando foi afastado do cargo pelos militares.

Tendo dominado a política no Zimbábue por quase quatro décadas, Mugabe foi uma figura controversa dentro e fora de seu país. Os seus apoiantes enaltecem seu papel como um "herói revolucionário" africano que lutou para libertar o Zimbábue do colonialismo e do imperialismo britânico. Seus críticos, por outro lado, o rotulam como um ditador que destruiu a economia do país, governava com altos índices de corrupção, racismo e abusos constantes de direitos humanos.

Mugabe iniciou a vida pública na União Popular Africana do Zimbábue (ZAPU) em 1960, divergindo da mesma na década de 1970, em que participou da União Nacional Africana do Zimbábue (ZANU), presidindo-a em 1977, participando ainda de seu braço militar, o Exército Africano da Libertação Nacional de Zimbábue (ZANLA), e criando um partido daquela, a União Nacional Africana do Zimbábue - Frente Patriótica (ZANU-PF). Durante as décadas de 70 e 80, Mugabe identificava-se ao público como um revolucionário marxista-leninista, aos moldes de Fidel Castro. A partir da década de 90, passou a identificar-se apenas como um socialista e sua doutrina tem sido descrita como "mugabismo".


   

Sem comentários: