Pierre-Auguste Renoir (Limoges, 25 de fevereiro de 1841 - Cagnes-sur-Mer, 3 de dezembro de 1919) foi um pintor francês impressionista.
Desde o princípio a sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó,
embora não faltasse um pouco da delicadeza do seu ofício anterior como
decorador de porcelana. O seu principal objetivo, como ele próprio
afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos. Apesar da
sua técnica ser essencialmente impressionista,
Renoir nunca deixou de dar importância à forma - de facto, teve um
período de rebeldia diante das obras de seus amigos, no qual se voltou
para uma pintura mais figurativa, evidente na longa série Banhistas.
Mais tarde retomaria a plenitude da cor e recuperaria a sua pincelada
enérgica e ligeira, com motivos que lembram o mestre Ingres, pela sua beleza e sensualidade.
A sua obra de maior impacto é Le Moulin de la Galette, em que
conseguiu elaborar uma atmosfera de vivacidade e alegria à sombra
refrescante de algumas árvores, aqui e ali intensamente azuis.
Percebendo que traço firme e riqueza de colorido eram coisas
incompatíveis, Renoir concentrou-se em combinar o que tinha aprendido
sobre cor, durante seu período impressionista, com métodos tradicionais
de aplicação de tinta. O resultado foi uma série de obras-primas bem ao
estilo de Ticiano, assim como de Fragonard e Boucher,
a quem ele tanto admirava. Os trabalhos que Renoir incluiu numa mostra
individual de 70, organizada pelo marchand Paul Durand-Ruel, foram
elogiados, e o seu primeiro reconhecimento oficial veio quando o governo
francês comprou Ao Piano, em 1892.
Retrato de Madame Henriot, 1876
in Wikipédia
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