John Lee Hooker (Coahoma County, Mississippi, 22 de agosto de 1917 - Los Altos, California, 21 de junho de 2001) foi um influente cantor e guitarrista de blues norte-americano, nascido no condado de Coahoma próximo de Clarksdale, no Mississipi. Foi considerado o 35º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.
A carreira de Hooker começou em 1948 quando ele alcançou sucesso com o compacto "Boogie Chillen", apresentando um estilo meio falado que tornaria-se sua marca registada. Ritmicamente, a sua música era bastante livre, uma característica que ele tinha em comum com os primeiros músicos de delta blues. A sua entoação vocal era menos associada à música de bar, comparativamente com outros cantores de blues. O seu estilo casual e falado, com erros, iria diminuído com o advento dos blues elétricos das bandas de Chicago mas, mesmo quando não estava tocando sozinho, Hooker mantinha as características primordiais do seu som.
Isto fê-lo, entretanto, levar uma carreira a solo, ainda mais popular devido ao surgimento de aficionados por blues e música folk no começo dos anos 60 - ele inclusive passou a ser mais conhecido entre o público branco, e deu uma oportunidade ao iniciante Bob Dylan. Outro destaque de sua carreira aconteceu em 1989, quando se juntou à diversos astros convidados, incluindo Keith Richards e Carlos Santana, para a gravação de The Healer, que acabaria ganhando um Grammy.
Em 1994 Hooker passou por uma operação para a retirada de uma hérnia, o que acabou o afastando dos palcos por um tempo, depois das gravações de "Chill Out" (1995) parou de fazer shows regulares continuando apenas com aparições ocasionais.
Hooker gravou mais de 500 músicas e aproximadamente 100 álbuns, morreu de causas naturais enquanto dormia em 21 de junho de 2001 na sua casa em Los Altos, California. Foi casado e divorciou-se 4 vezes, teve oito filhos e era dono de um clube noturno em São Francisco chamado "Boom Boom Room", nome este inspirado num de seus sucessos.
in Wikipédia
John Lee Hooker - One Bourbon One Scotch One Beer
One bourbon, one scotch, and one beer
I said hey mister bartender come in here!
I want another drink and I want it now
My baby she's gone, she's been gone tonight
I aint's seen my girl since the night before last
I wanna get drunk, get her off of my mind
I wanna a bourbon, one scotch and one beer
And then I sat there, Drinking,
Gettin high, mellow, knocked out, feelin good.
And after a while, I looked on the wall
At the old clock.
By that time it was 11:30
Gettin i little late
I looked down at the bar, at the bartender
I said, Hey!
What do you want?
One bourbon, one scotch, and one beer
Well my baby's gone, she's been gone tonight
I ain't seen my baby since the night before last
I wanna get drunk, get her off of my mind
One bourbon, one scotch, and one beer
And I saty there, I was drinking
Getting stoned, and "dupe dupe"
Getting a little buzy in the head
And after a while, I looked on the wall again
And by that time, lees cold, for alcohol
Then I looked down at the bar, at the bartender
I said, Hey Mr. Bartender!
What do you want this time?
One bourbon, one scotch and one beer
Sem comentários:
Enviar um comentário