sábado, junho 14, 2014

Salvatore Quasimodo morreu há 46 anos

Salvatore Quasimodo (Módica, 20 de agosto de 1901 - Amalfi, 14 de junho de 1968) foi um poeta italiano que recebeu o prémio Nobel de Literatura em 1959.
Nascido na província de Ragusa, a sua família foi, em 1908, para Messina, no dia seguinte ao grande terremoto de 1908, cuja destruição e mortes lhe causaram uma permanente impressão. Foi em Messina que concluiu os estudos secundários e, já na década de 1920, foi para Roma iniciar o estudo do grego e do latim, dedicando-se aos clássicos, que mais tarde seriam a sua maior inspiração.
Em 1926, por motivos de trabalho, estabelece-se em Reggio Calabria, onde retoma a atividade poética. Em 1929, vai a Florença com a sua irmã, casada com Elio Vittorini. Graças a estas relações, entra em contacto com Eugenio Montale e com o ambiente da revista literária Solaria. A partir de 1931, e durnte dez anos, foi funcionário do departamento de obras de vários municípios italianos.
Chega a Milão em 1934, onde entra num rico ambiente cultural, estabelecendo relações de amizade com pintores e escritores. Dois anos depois, deixa sua profissão para se dedicar integralmente à literatura e à poesia.
Foi também tradutor de obras clássicas e contemporâneas, vertendo para o italiano poesia, de Shakespeare a Neruda.
A sua sepultura está localizada no Cemitério Monumental de Milão.


NO SENTIMENTO DE MORTE


Cerúleas árvores
onde se escuta o som mais suave
e onde nasce o prazer com as chuvas novas.

Numa rama, dócil
a luz oscila
em bodas com o vento;

no sentimento de morte,
eis-me, assustado de amor.

 

in Poesias (1999) - Salvatore Quasimodo (tradução de Geraldo Holanda Cavalcanti)

Sem comentários: