quinta-feira, novembro 10, 2011

Mais um sismo na Turquia

Região já tinha sofrido em outubro
Sobe para sete o número de mortos pelo sismo na Turquia

Sismo de magnitude 5,6 na escala de Richter (Foto: Evrim Aydin/Reuters)

Pelo menos sete pessoas morreram quarta-feira à noite no leste da Turquia após um novo sismo na mesma região onde, há três semanas, perderam a vida mais de 600 pessoas em consequência de um forte tremor de terra.

Vinte e três pessoas foram encontradas vivas sob os escombros e sete acabaram por perder a vida, de acordo com o serviço turco de gestão de catástrofes. Pouco tempo antes, o vice-primeiro-ministro Besir Atalay tinha dado conta da existência de cinco mortos mas durante a madrugada morreram mais duas pessoas.

Algumas pessoas estão ainda presas nos escombros mas o governante não precisou quantas pessoas poderão estar nessa situação.

O sismo, de magnitude 5,6 na escala de Richter, ocorreu às 19.23 horas e o seu epicentro foi localizado no distrito de Edremit, indicou a cadeia de televisão NTV. Esse distrito está situado a cerca de 15 quilómetros da província de Van, que no dia 23 de outubro foi abalada por um sismo de magnitude 7,2 que fez mais de 600 mortos e pelo menos 4150 feridos.

Após o abalo de ontem, 25 edifícios ruíram - 22 dos quais estavam vazios - provocando o pânico entre as pessoas, precisou o ministro dos Negócios Estrangeiros Ahmet Davutoglu, que se deslocou até à região afectada. “As operações de busca e socorro continuam a decorrer em três edifícios”, confirmou.

De acordo com a televisão nacional TRT, entre os edifícios que ruíram figuram dois hotéis, no interior dos quais estava um número não quantificado de pessoas, o que significa que o balanço de vítimas mortais poderá agravar-se nas próximas horas. Um desses hotéis tinha seis andares e estava ocupado por jornalistas e equipas do Crescente Vermelho que estavam na região por causa do sismo de Outubro.

Foram já enviados para o local afectado nove aviões transportando perto de 300 socorristas, precisou a televisão nacional.

“Ainda é muito cedo para se saber se se trata de uma réplica (do sismo de 23 de Outubro) ou de um novo sismo”, declarou à NTV o professor Mustafa Erdik, director do Observatório Kandili de Geofísica de Istambul.
in Público - ler notícia

Sem comentários: