quarta-feira, maio 12, 2010

Comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade - projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos


Sobre o projecto BioDiversity4All

O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos está a criar uma base de dados online sobre a Biodiversidade em Portugal, fundamentada na participação activa da sociedade civil e da comunidade científica.

O BioDiversity4All cria a possibilidade de todos contribuírem com registos de observações de plantas, animais e fungos e de usufruírem dessa informação, segundo o conceito Web 2.0, através de um site fácil e divertido de utilizar e explorar.

O projecto BioDiversity4All tem por missão unir o maior número de pessoas na promoção do conhecimento sobre a Biodiversidade. Queremos tornar-nos na mais completa, acessível e conhecida base de informação sobre a distribuição de espécies a nível nacional.

O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos para todos constituiu-se como Associação Sem Fins Lucrativos em Janeiro de 2010.


Uma ligação entre o público e a comunidade científica

O BioDiversity4All permite criar diversos benefícios para a sociedade, assumindo-se como uma plataforma aberta de ligação entre o público e a comunidade científica.

Se hoje em dia ainda se desconhece uma grande parte das espécies existentes na Terra, é igualmente grave o desconhecimento existente relativamente à distribuição e abundância das espécies que se conhecem.

Este desconhecimento não permite um efectivo diálogo entre a conservação da Natureza e as opções da sociedade para um desenvolvimento sustentado, quer ao nível do planeamento, quer nas acções individuais de cada um de nós. O facto de não conhecermos o que nos rodeia distancia-nos da necessidade e importância de conservar e de interagir com a Natureza de uma forma sustentável.

A informação obtida por intermédio do BioDiversity4All, com a contribuição e participação dos utilizadores pode proporcionar informação valiosa sobre a distribuição de espécies em Portugal; como exemplo: um utilizador interessado em fotografia descobre a presença de uma espécie pouco comum de planta em Trás-os-Montes, que acaba por ser validada por investigadores que estão a trabalhar com essa espécie. Um utilizador interessado em conhecer as espécies de mamíferos existentes junto da sua casa fica a conhecer informação sobre projectos de conservação que estão a decorrer.


A sua colaboração é muito importante

Constituir uma base de dados pública e permanentemente actualizada com informação sobre a Biodiversidade nacional só será possível pela canalização da informação já existente em diversos projectos e associações específicas, bem como pela angariação da colaboração do público.


Sem comentários: